Atuadores pneumáticos em aplicações offshore



Hernane Cauduro*

 

Os sistemas pneumáticos têm um papel importante no acionamento de válvulas, escotilhas, dampers para controle de fluidos e fluxos de ar, sistemas de purga e automação geral nas operações offshore como plataformas de petróleo, turbinas e embarcações FPSO (Floating Production Storage and Offloading,navio-plataforma que pode produzir, armazenar e transferir petróleo e gás).  Os sistemas pneumáticos são amplamente preferidos quando se busca segurança, baixo risco de vazamento e facilidade de controle.

 

Hoje em dia, dentre os desafios offshore, os sistemas pneumáticos instalados em ambientes marítimos enfrentam vários fatores climáticos, ambientais, de segurança e operação.  Os mais comuns em cilindros pneumáticos instalados em ambientes marítimos são a atmosfera altamente salina (névoa salina constante), a alta umidade e condensação, as variações térmicas intensas, a exposição direta à água do mar, o risco de explosão em zonas, além de interrupções operacionais críticas se houver falha de atuador, aquele dispositivo que converte energia (elétrica, hidráulica ou pneumática) em movimento mecânico.

 

Todos esses fatores exigem uma seleção criteriosa de materiais, vedação e proteção superficial dos cilindros. As recomendações de projeto e instalação são várias. Antes de tudo é evitar superfícies roscadas expostas e usar porcas de aço inox. Para evitar acúmulo de sal e partículas é necessário instalar proteções adequadas. É preciso orientar apropriadamente o cilindro com vedação da haste para ambientes agressivos com dupla vedação para impedir a entrada de água por esse componente. Evitar uso de fitas vedantes em conexões, recomendando a padronização de roscas nestes sistemas, BSPG, é essencial, para estanqueidade. Os acionamentos como válvulas direcionais, quando aplicados nestes ambientes, precisam ser em materiais apropriados, como aço inox e/ou tecnopolímero para evitar riscos em atmosferas explosivas. Para os dampers e ventilação, as válvulas de controle e os cilindros pneumáticos suportam ciclos intensos mesmo em ambientes com salinidade elevada.

Os produtos escolhidos com critérios certos e bem avaliados não apenas atendem aos requisitos técnicos de corrosão, vedação e resistência, como também reduzem os custos de manutenção e aumentam a confiabilidade operacional em ambientes agressivos.

 

*Hernane Cauduro é diretor da Metal Work Pneumática do Brasil. https://www.metalwork.com.br/

Comentários