Entre os dias 13 e 14 de agosto, equipes médicas e de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, junto a profissionais de diferentes regiões do estado, realizaram uma captação múltipla de órgãos no hospital.
Graças ao consentimento de um familiar, foram doados o coração, as córneas, os pulmões, os rins, o fígado, os tendões e os ossos de um paciente do sexo masculino, de 45 anos, morador de Cajobi, que faleceu em decorrência de um AVCH - Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico.
“Foi uma captação múltipla de órgãos, mas também a primeira do ano envolvendo pulmões. Há quatro anos não realizávamos a captação desse órgão. Estamos muito emocionados, pois tudo correu bem e todas as equipes médicas e profissionais da saúde atuaram com rapidez e eficácia”, destacou Silvana Rossi, enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Barretos.
De acordo com Josiane Oliveira de Jesus, enfermeira coordenadora da UTI Adulto e da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) da Santa Casa, a doação beneficia cinco pessoas.
“Realizamos o acolhimento com o familiar, explicando a importância da doação de órgãos para salvar outras vidas. Neste caso, o irmão do paciente veio da Bahia, estado de origem da família, e, já na primeira abordagem, concordou com a doação”, contou Josiane.
Os órgãos foram encaminhados para hospitais de diferentes cidades do interior paulista e também para a capital.
Até agosto deste ano, a Santa Casa de Barretos registrou 17 notificações de potenciais doadores de órgãos. Destas, nove se concretizaram graças ao consentimento familiar. No período de janeiro a agosto do ano passado, ocorreram 15 notificações e sete doações.
Fotos: Divulgação
Legenda:
Foto 5: da esquerda para direita - Tainara Barbosa Rodrigues de Souza, enfermeira supervisora, Josiane Oliveira de Jesus, enfermeira coordenadora da UTI Adulto e da CIHDOTT e a Silvana Rossi, enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Barretos
Comentários
Postar um comentário