Audiência Pública apresenta o estudo da revisão tarifária dos serviços de água e esgoto em Barretos


 

Mudanças seguem critérios da agência reguladora e passam a valer em setembro

 

Na manhã desta sexta-feira (15), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) realizou, no auditório da Câmara Municipal, a Audiência Pública sobre a revisão tarifária dos serviços de água e esgoto do município. O encontro contou com a presença de vereadores, secretários municipais, servidores da autarquia, munícipes e a participação on-line de representantes da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).

 

O superintendente Nilson Andrade, destacou que o estudo técnico que embasou a revisão levou sete meses para ser concluído e seguiu rigorosamente as diretrizes da Lei Federal nº 14.026/2020, que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico. “Ter uma agência reguladora é um benefício para toda a população, porque ela realiza análises técnicas, apresenta dados, garante transparência e define tarifas de forma responsável, para que a cidade possa ter segurança hídrica, investimentos contínuos e melhoria na qualidade dos serviços”, afirmou.

 

A partir de setembro de 2025, entra em vigor a nova estrutura tarifária definida pela Resolução ARES-PCJ nº 643, que estabelece um impacto médio de 35,66% e mantém Barretos com uma das tarifas mais baixas da região. A medida inclui a criação da Categoria Residencial Social, que garante descontos de até 50% para famílias cadastradas no CadÚnico com consumo de até 15 m³ de água por mês.

 

Durante a audiência, os técnicos da ARES-PCJ apresentaram como foi feito o estudo e explicações sobre as novas faixas de consumo e esclarecimentos. A revisão tarifária foi aprovada após reunião do Conselho Municipal de Regulação e Controle Social (CRCS) e está registrada em publicação oficial.

 

Todos os valores detalhados das tarifas e serviços estão disponíveis para consulta pública no site oficial do SAAE Barretos: www.saaeb.com.br/transparencia/precos-e-tarifas.

Comentários