O secretário municipal Ademir Balero Molina, de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e a diretora Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, do Departamento de Desenvolvimento Rural, acompanharam na terça-feira, 12 de agosto, o início da colheita dos tubérculos produzidos no Programa de Olericultura Orgânica – Raízes, Bulbos e Tubérculos, realizado pelo SENAR-SP, FAESP e Sindicato Rural de Jales.
A atividade foi desempenhada no Sítio Esperança, de propriedade de Cícero Sebastião de Oliveira, localizda no Córrego do Arara, município de Jales,e marcou o recolhimento das primeiras cenouras e batatas cultivadas de forma totalmente orgânica pelos participantes do curso.
O programa, que acontece entre março e setembro de 2025, tem como objetivo capacitar produtores e trabalhadores rurais para o cultivo sustentável de raízes, bulbos e tubérculos, com técnicas que preservam o meio ambiente e garantem alimentos mais saudáveis à população. Durante os módulos, os participantes aprenderam sobre preparo de solo, manejo de pragas, irrigação, colheita e cálculo de custos de produção, sempre com foco na agricultura orgânica.
O secretário municipal Ademir Molina, destacou a importância da iniciativa, ao afirmar que “além de incentivar a produção orgânica, o curso fortalece o conhecimento técnico dos produtores, abre novas oportunidades de renda e contribui para a oferta de alimentos de qualidade no município”.
Além da Prefeitura de Jales, o projeto conta com parceria da Escola Ténica Agrícola -ETEC Jales, Centro Paula Souza e Unijales, e reforça o compromisso do município com a valorização da agricultura local, a sustentabilidade e o bem-estar das famílias do campo. As próximas etapas do programa incluem a colheita de outras culturas e a avaliação final dos resultados obtidos no período.
Comentários
Postar um comentário