Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e o Plano Diretor Municipal de Controle de Erosão Rural são aprovados pelo CMDR

 


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), realizou na quinta-feira (24/07) no auditório Jornalista Deonel Rosa Júnior, da Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo - FATEC Jales, reunião extraordinária com o objetivo de apresentar e aprovar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e o Plano Diretor Municipal de Controle de Erosão Rural.

O encontro reuniu autoridades, técnicos e representantes da sociedade civil. Participaram da apresentação técnica os engenheiros, agrônomo  Vinícius Henrique da Silva e civil João Ricardo Rojo Alferes Bertoncini, da empresa FS Projetos Ambientais, de Marília (SP), responsáveis pela elaboração do Plano Diretor Municipal de Controle de Erosão Rural.

Durante a reunião, os membros do CMDR aprovaram por unanimidade, os planos que visam orientar o desenvolvimento rural do município com foco na sustentabilidade, melhoria da infraestrutura, incentivo à produção agropecuária, conservação dos recursos naturais e preservação ambiental.

O secretário municipal Ademir Balero Molina, de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal,  destacou a importância do momento “este plano é fruto de um trabalho técnico muito bem elaborado, que vai permitir que Jales avance na organização e no apoio à nossa zona rural. Estamos olhando para o futuro, com ações concretas voltadas à agricultura familiar, conservação do solo, manutenção de estradas e valorização do produtor rural”, afirmou.

Já a presidente do Conselho, Adriana de Souza Colombo, ressaltou a atuação participativa dos membros do CMDR “essa aprovação mostra o compromisso de todos com o fortalecimento do campo. O plano traz diretrizes claras e necessárias para que possamos ter mais eficiência nas políticas públicas voltadas ao agronegócio e à preservação ambiental”, destacou.

Segundo os engenheiros da FS Projetos Ambientais, o Plano Diretor de Controle de Erosão Rural foi desenvolvido com base em diagnósticos técnicos e georreferenciamento das áreas mais críticas do município, “nosso objetivo é fornecer ferramentas para a gestão adequada do uso do solo, promovendo ações corretivas e preventivas que evitem a degradação ambiental e aumentem a produtividade”, explicou o engenheiro agrônomo Vinícius Henrique da Silva.

A secretária do CMDR, Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, diretora de Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal  de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal,  reforçou a importância da participação coletiva no processo de construção do plano: “Foi um trabalho colaborativo, ouvindo produtores, entidades e especialistas. Agora temos um documento que reflete as reais necessidades da nossa zona rural”, pontuou.

Com a aprovação, o município disponibiliza os planos para consulta pública.

Comentários