1ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres de Jales abordou o tema igualdade, democracia e direitos
Faltando 24 dias para a realização da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres no estado de São Paulo, abordando o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas” que será debatido na 5ª Conferência Nacional em Brasília (DF) de 29 de setembro e 1º de outubro, nesta quarta-feira (23/07) no Teatro Municipal Ismael Tonholi, em Jales, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres.
Para o Mulheres, as conferências – municipal, estadual e federal – são espaços estratégicos de escuta e articulação entre sociedade civil e poder público, reunindo mulheres de diferentes territórios e realidades para debater, propor e fortalecer políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, à proteção dos direitos e à valorização da diversidade das mulheres.
O evento reuniu autoridades, profissionais, representantes da sociedade civil e mulheres de diversos segmentos da comunidade jalesense para debater e propor políticas públicas voltadas à promoção da dignidade, dos direitos e da valorização das mulheres, objetivo principal discutido durante a conferência realizada no município de Jales.
Participaram da Conferência Municipal, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi Nacca, o secretário municipal Reginaldo Viota, de Desenvolvimento Social, a presidente Marijara Aparecida Neves Paulino, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e a diretora Pérola Maria Fonseca Cardoso, do departamento de Desenvolvimento Social, Em seus pronunciamentos, todos destacaram a importância do evento como espaço de escuta, representatividade e formulação de ações efetivas de proteção, equidade e empoderamento feminino.
Durante a programação, foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, garantindo a legitimidade e a condução democrática dos trabalhos. Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação cultural da peça teatral “Simplesmente Mulheres”, encenada pela Escola Livre de Teatro de Jales. A peça trouxe à tona reflexões profundas sobre os papéis sociais impostos às mulheres e os desafios cotidianos enfrentados por elas.
Inspirado pelo espetáculo, a conferência seguiu com uma Roda de Conversa mediada pela advogada Mariana Morena Tostes, e contou com a participação especial da delegada de polícia Karla Cristina Martins Pereira, da Delegacia de Defesa da Mulher – DDM de Santa Fé do Sul, vice-prefeita Marynilda Cavenaghi Nacca, das assistentes sociais Nilcemara Veroneis Rossini e Alini Fernandes Bolonheze Paulino, e da atriz e psicóloga Letícia Lopes Perfetto. Mulheres convidadas compartilharam vivências, dores, conquistas e propostas de mudança. A metodologia adotada foi baseada na escuta ativa e no respeito, com o objetivo de garantir um espaço seguro e horizontal de fala e construção coletiva.
As assistentes sociais Luana Lourenço e Daiana de Oliveira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, apresentaram a síntese das discussões e os principais encaminhamentos da conferência e, em seguida, conduziram o processo de eleição das delegadas eleitas que representarão Jales na conferência estadual que será realizada na capital paulista dia 20 de agosto: pela sociedade civil: titular Marijara Aparecida Neves Paulino e suplente Sirlei Lopes Barrientos Marcelino; pelo poder público: titular Luciana Romero Alves e suplente Andrea Cristina Modesto.
Comentários
Postar um comentário