"A REGENERAÇÃO PODE SER A RESPOSTA PARA AS QUESTÕES CLIMÁTICAS", AFIRMA EMPRESÁRIO ALEX ALLARD EM PALESTRA COM SOLUÇÕES PARA AS CIDADES DO FUTURO


O CEO sugeriu formas de aproximar as empresas de práticas regenerativas de empreendedorismo, sem perder a qualidade e a criatividade

Alex Allard durante palestra sobre soluções ambientais para as cidades do futuro. / Foto: Divulgação Evandro Macedo LIDE

São Paulo, março de 2024 – O fundador da Cidade Matarazzo, Alex Allard, apresentou os princípios de regeneração do Complexo Matarazzo durante um seminário sobre soluções ambientais para as cidades do futuro em um seminário sobre o tema nesta terça-feira (26).

 

Alex trouxe as possibilidades de minimizar o impacto das transformações urbanas em cidades como São Paulo. "Como incluir a sustentabilidade no empreendedorismo? A única solução é reinventar a cidade", declarou Alex Allard durante a apresentação. "A regeneração pode ser a resposta para as questões climáticas".

 

O empresário também trouxe insights sobre como transmitir e gerar valor através das cadeias de produção regenerativas, sem perder a qualidade característica dos produtos de luxo. "Sem dúvida, foi um grande desafio para mim. Criamos um ecossistema que funciona dentro da Cidade Matarazzo. É possível ganhar dinheiro com isso, enquanto oferecemos a qualidade da cultura desse país e a conexão com a natureza como algo que desperta o desejo."

 

"O futuro das cidades reside nas diferenças: diferenças entre culturas, músicas, gastronomias. Entrar nesses detalhes está criando um caminho de experiências únicas. A sabedoria ancestral dos povos indígenas é um ativo que precisa ser valorizado por todos. Esse é o foco em que as empresas precisam investir para criar um circuito de valor", complementou.

 

"Alex Allard é um homem de coragem. O que ele fez com a Cidade Matarazzo é inacreditável. São Paulo foi verdadeiramente premiada com esse empreendimento", declarou o curador do seminário Roberto Klabin durante a apresentação.

 

Alex dividiu o palco com Luiz Fernando Furlan (Chairman LIDE), Roberto Klabin (Presidente LIDE Sustentabilidade), Hugo Mesquita (Coordenador e Gestor de Projetos do Istituto URBEM), Edu Lyra (Fundador e CEO Gerando Falcão) e Édison Carlos (Presidente Instituto AEGEA). O bate-papo reuniu especialistas do ramo, empresários e filiados na CASA LIDE.

 

Sobre Alex Allard

Alexandre Allard é fundador da Cidade Matarazzo, o maior projeto privado de restauração com preservação do patrimônio histórico do Brasil. O Matarazzo combina regeneração e sofisticação em um espaço que reúne experiências de cultura, gastronomia, hospitalidade, longevidade, moda e negócios. Allard é também cofundador da AYA Earth Partners, um ecossistema dedicado à aceleração da economia de baixo carbono.

 

Acumulando também experiências em tecnologia e moda, Allard foi premiado 43 vezes e o primeiro estrangeiro a receber o prêmio de Empreendedor do Ano 2022 pelo Estado de São Paulo, em 137 anos. Recentemente, recebeu o prêmio Cidade de São Paulo (2024) pela segunda vez.

 

Sobre a Cidade Matarazzo

Localizada a poucos metros da Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, a Cidade Matarazzo é um complexo que combina as maravilhas da natureza com as conveniências e luxos da vida moderna, oferecendo experiências únicas de cultura, longevidade, hospitalidade, gastronomia, moda e beleza.

A Cidade Matarazzo tem a sua essência voltada à arte, bem-estar, ancestralidade e, devido à sua grandiosidade, está sendo entregue em fases, com previsão de diversos lançamentos para 2024. O local apresenta uma nova forma criativa e consciente das pessoas verem e experimentarem o melhor e mais belo que o mundo tem a oferecer, se consolidando como um lugar para inspirar mudanças de hábitos e adotar práticas de regeneração.

Conhecido como um dos maiores projetos privados de requalificação urbana com preservação do patrimônio histórico do país, o complexo foi inaugurado oficialmente em 2022 e conta com dez edifícios, incluindo prédios tombados, em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados.

O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard que, em 2011, adquiriu o antigo Complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo. Hoje o espaço abriga: o premiado Hotel Rosewood São Paulo, primeira unidade sul-americana da rede de hotéis de luxo; a Torre Mata Atlântica; um edifício corporativo que abriga a AYA Earth Partners, centro de negócios para empresas e organizações ligadas à economia verde; a Capela Santa Luzia, além dos restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz e dos bares Rabo di Galo, Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool – localizados dentro do hotel. A segunda fase conta ainda com novidades no campo da cultura, hospitalidade, inovação, moda, saúde e bem-estar, dentre as quais, o primeiro Soho House da América do Sul.

Cada componente do projeto Cidade Matarazzo é proveniente do Brasil e segue práticas ambientalmente responsáveis. A preservação e a busca por operações neutras em carbono impulsionam cada aspecto do desenvolvimento do Complexo, estabelecendo um novo padrão para projetos urbanos em todo o mundo. A criação contou com renomados profissionais, entre eles os arquitetos Jean Nouvel e Rudy Ricciotti; o designer de interiores Philippe Starck, além dos irmãos Campana, Levisky Arquitetos, Spol Architects, entre outros.

Acesse o site da Cidade Matarazzo para ter uma completa imersão no complexo, seus serviços e experiências. Outras informações em Link

Comentários