Primeiro GitHub Campus Expert no interior é da Fatec Rio Preto

 

Aluno do curso superior de Informática para Negócios, João Carlos Barsanelli se destacou no programa global que reconhece líderes estudantis em tecnologia

O nome de João Carlos Barsanelli já aparece no mapa global de Experts da plataforma GitHub. Estudante do último ano do curso superior de tecnologia em Informática para Negócios na Fatec de São José do Rio Preto, ele é o primeiro a conquistar essa insígnia no interior paulista.

O programa GitHub Campus Experts reconhece estudantes de destaque e os capacita para impactar suas comunidades por meio da plataforma. “Estou honrado por ser pioneiro no interior e em todas as Fatecs, isso representa o potencial da instituição. Estou no processo de integração e sei que muitas oportunidades vão surgir com o suporte deles. Espero um dia ir para a conferência global GitHub Universe”, diz empolgado.

Comprada pela Microsoft em 2018, a GitHub é uma plataforma online que permite a colaboração em projetos de desenvolvimento de software, como um repositório onde as equipes podem armazenar, revisar e gerenciar o código-fonte de seus projetos.

“É um modelo de aprendizado colaborativo, que permite o rastreamento de alterações, a resolução de problemas e o trabalho conjunto em projetos de software”, explica.

Para conquistar a credencial, João Carlos passou pelo processo de inscrições, cadastrou todas as suas informações em inglês e foi convidado a criar um currículo em vídeo de cinco minutos. Aprovado, passou pelo treinamento de GitHub Campus Experts, que consiste em seis módulos, totalizando 12 horas de aprendizado. O processo durou cerca de oito meses.

“Ao final do treinamento, submeti uma proposta comunitária que servirá como guia para minhas atividades como Campus Expert. Esta proposta delineou meus planos para fortalecer a comunidade técnica em meu campus, incluindo eventos, projetos de código aberto e outras iniciativas”, conta.

Daqui para a frente, quem precisar de ajuda pode acessar no mapa a bandeirinha com o nome do João Carlos, ao lado de estudantes e professores do mundo inteiro. “A conquista mostra que a excelência tecnológica está presente no interior paulista, permitindo colaborações internacionais”, comemora o diretor da Fatec São José do Rio Preto, Sérgio Borges.

 
Foto: Divulgação CPS
Programa GitHub Campus Experts reconhece e capacita estudantes de destaque para impactar suas comunidades

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Comentários