Inovações, desafios e oportunidades na educação católica: evento reúne 700 educadores associados à ANEC em Pernambuco

 


Contando com a participação de 35 escolas pernambucanas, o Dia ANEC-PE reuniu mentes comprometidas com a formação de cidadãos responsáveis, buscando inovar seus métodos e garantir a qualidade da educação para os tempos atuais

Inovações, desafios e oportunidades da educação católica na contemporaneidade foram discutidos com representantes de 35 escolas pernambucanas durante o Dia ANEC-PE, sediado no Colégio Damas, em Recife. O momento de formação foi realizado na última terça-feira (23), inserindo-se na programação da Jornada Pedagógica Damas, instituição de ensino com 127 anos de atuação no Brasil e integrante da Rede Damas Educacional. Com mais de 700 participantes inscritos, o evento é uma experiência de intercâmbio entre as unidades para inspiração e replicação de boas práticas. 

O diretor-presidente da ANEC Nacional, Pe. João Batista, comentou que o Dia ANEC é de celebração da união e do compromisso com a educação católica de qualidade. “Este evento 

estadual é uma oportunidade de fortalecer os alicerces da educação católica, reunindo corações dedicados e mentes comprometidas com a missão de formar não apenas estudantes, mas cidadãos responsáveis”, afirmou em mensagem enviada aos educadores e gestores de Pernambuco. 

Em nome da direção local, a coordenadora da ANEC Pernambuco e diretora do Colégio Damas, Irmã Alcilene Fernandes, destacou a força da rede de escolas católicas no estado. “Somos 35 escolas católicas em Pernambuco e alcançamos, com nosso fazer, 26.668 mil estudantes. Temos a graça de poder anunciar o mestre Jesus alcançando milhares de vidas. No Recife, somos 11 escolas com essa missão, abraçando a consciência de sermos, ao mesmo tempo, educadores e alunos do ensino e aprendizagem que encontramos, no Cristo, um pilar fundamental”, disse. 

No caminhar em consonância com a Igreja, a vice-diretora da ANEC Brasil, Irmã Adair Aparecida, também reforçou a necessidade de inovação da educação católica. “O ano de 2024 deve ser de grandes conquistas para as nossas escolas. E, para isso, precisamos inovar. Inovar não no sentido do modismo, mas inovar em nosso fazer pedagógico e em nosso compromisso com a qualidade da educação para os tempos atuais”, pontuou. Irmã  Adair fez questão de reforçar o convite do papa Francisco e do Pacto Educativo Global para a colocação do estudante no centro do processo educativo. “Os estudantes precisam sentir o gosto e a alegria pelo estudo”. 

A manhã de formação contou com a palestra do professor Antônio Boeing, com o tema “Currículo evangelizador nas escolas católicas — oportunidades e possibilidades”. Os pontos fortes da formação foram a percepção da colaboração entre os educadores, o reforço da mensagem cristã na rotina escolar e as vivências diferenciadas na formação dos colégios de ponta a ponta. Ele também convidou os educadores a serem uma boa notícia no fazer diário das escolas.

 

Sobre a ANEC

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural, representante da Educação Católica no Brasil, e reunida em comunhão de valores com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

A instituição atua em favor de uma educação de excelência para promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja.

A associação também tem como objetivo proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial; promover a pesquisa científica, a extensão social e o desenvolvimento cultural a serviço da vida e representar a educação católica no país, em seus diversos níveis.

A ANEC atua em 900 municípios do Brasil, realiza 172 obras sociais e tem como associadas 1050 escolas, que incluem Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e 83 instituições de Ensino Superior, que atendem a mais de 1,5 milhão de alunos, além de 353 mantenedoras. 

Comentários