Últimos dias da exposição "Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses" Japan House São Paulo


 Inaugurada no dia 27 de junho, a mostra “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses” encerra seu período expositivo no dia 12 de novembro no segundo andar da Japan House São Paulo, localizada na Avenida Paulista, 52.

Vista por mais de 255 mil pessoas até o momento, a exposição convida o público a explorar a cultura e as características do Japão a partir da seleção de 126 itens, além de uma linha do tempo que narra a história do brinquedo a partir do período pós-guerra do Japão. Esta é a última semana para os visitantes conhecerem personagens e jogos que já fazem parte da infância brasileira, mas têm origem nipônica como o “Pula Pirata” (lançado em 1975) e a lousa de desenho magnética “Lousa Mágica” (1977). Destaque também para os bonecos do “Ultraman” (herói da série de sucesso dos anos 1970 e 1980, considerada uma das mais representativas do Japão e que segue sendo transmitida na TV desde 1966); versões atuais dos bichinhos virtuais “Tamagotchi” (1996), inclusive algumas mais recentes com design que lembra os smartwatches; e kits da personagem Hello Kitty (1974). As entradas seguem gratuitas, de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 18h, até o dia 12 de novembro.

 

Serviço:
Exposição “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses
Apoio: “ToyJournal”, revista publicada pela Associação Cooperativa de Brinquedos e Bonecas de Tóquio
Curadoria: Natasha Barzaghi Geenen e Gabriela Bacelar
Últimos dias: até 12 de novembro de 2023
Local: Japan House São Paulo, 2º andar - Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP 
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Telefone: (011) 3149-5187
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 

 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Comentários