Precisamos hackear o agro



*Por Ciro Rocha


Há tempos que a tecnologia é bastante importante para as cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Segundo um levantamento feito pela Embrapa em conjunto com o Sebrae e o INPE, o uso de soluções tecnológicas para as atividades ligadas à produção já é realidade em mais de 84% das “fazendas” de agricultores de pequeno e médio porte. Destes, 40% utilizam também o canal digital como um caminho para compra e venda de seus produtos.


Esse cenário mostra que  não é de hoje que o agronegócio tem como seu maior pilar a tecnologia e suas variáveis. Quando afirmamos que precisamos hackear o agro, a verdade é que nós temos que aprender muito com o agronegócio a  incorporar mais facilmente diferentes tecnologias e, principalmente, nos atentar às suas tendências. 


Algumas plataformas de inteligência artificial, internet das coisas, blockchain, big data e bots, são grandes oportunidades que a inovação nos oferece e não estão sendo aproveitadas por completo se comparado com países com maior cultura de ciência, tecnologia e inovação aplicadas a negócios. Por isso, hackear o agro é tão urgente.

Esse setor é considerado um dos mais relevantes para a economia nacional, sendo observado de perto por diversos outros países. É fácil perceber que temas como mudanças climáticas, desmatamento e ESG já avançam a passos largos com o apoio tecnológico atual para o mapeamento, levantamento e a análise de dados. E nesse contexto, a transformação digital é uma verdadeira aliada. 

A meu ver, ainda precisamos de um olhar muito mais humanizado para a tecnologia, mostrando para o mundo que ela não vem para roubar trabalhos nem substituir o ser humano, mas sim para complementar nossa inteligência e produtividade, auxiliar de perto novas tendências de consumo, verificar em minutos situações que um ser humano demoraria dias ou até semanas. 

Por fim, sinto que ainda é preciso  abrir os olhos para a tecnologia, suas aplicações e benefícios, pois só assim, depois de um entendimento em massa sobre as vantagens que ela proporciona, será possível evoluir cada vez mais em muitos aspectos, principalmente nos negócios.

*Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Administrador com extensão em Strategic Marketing pela HEC Management School (ULg, Bélgica), MBA em Marketing (FGV), especialista em Branding (Insper/SP) e Service Designer, Ciro projetou estratégias para marcas como Oi, Mitsubishi Corp., Ipiranga, Grupo Mitsui, Ambev, Nestlé e Ponto Frio

Comentários