Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, exibirá premiado documentário “Rios Voadores”



 

Sessões exclusivas serão exibidas nesta sexta-feira (29), às 11h e às 15h;

título do filme se refere a fenômeno meteorológico e climático vital para o planeta

 

 Após passagem por São Paulo, o premiado documentário “Rios Voadores” – título do filme que dá nome a um fenômeno meteorológico e climático considerado vital para o planeta – ganhará exibições, em Curitiba (PR), nesta sexta-feira (29). As sessões exclusivas acontecerão às 11 e às 15h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado no Centro Cívico. A coprodução franco-brasileira, bem como o museu, são patrocinados pela EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, que tem um sólido compromisso com a responsabilidade social, em uma agenda que inclui incentivos a causas sociais, à arte e à preservação ambiental.

 

“A EMS se orgulha de somar esforços em parcerias assertivas que contribuem para reflexão sobre as condições climáticas e sustentabilidade do planeta. Além de ser nosso papel enquanto empresa, queremos incentivar a discussão de soluções nesse sentido e a melhor maneira de protegermos nossos biomas”, ressalta Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.

 

Com direção e roteiro do francês Pascal Cuissot, e ideia original da GRIFA FILMES, experiente e premiada produtora brasileira de documentários em temas como história e ciência, o filme fala sobre os rios voadores, que têm origem na floresta amazônica, atravessam a América do Sul e transportam mais água do que o maior rio do mundo, o Amazonas, evitando, inclusive, a desertificação da região. Também propõe uma reflexão sobre os 600 bilhões de árvores que dependem desse ecossistema e quais seriam as consequências para o equilíbrio ambiental se esse fenômeno desaparecesse, questionando ainda a exploração e o desmatamento da vegetação local.

 

Para assistir ao documentário, o público interessado deve retirar o ingresso na bilheteria física e se dirigir ao miniauditório do museu, localizado no subsolo do MON. O filme tem classificação livre e dispõe de legenda e recurso de linguagem em libras.

 

‘Rota dos Museus by EMS’

A EMS é patrocinadora do Museu Oscar Niemeyer (MON) em 2022. Em 2021, patrocinou a edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, em uma ação com o MON. Além disso, entre 2019 e 2022, a farmacêutica patrocinou o projeto de revitalização e ampliação do Museu do Ipiranga, reaberto ao público em setembro de 2022 e que permanece com o patrocínio da empresa. A EMS apoiou o Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 2021 e 2022 e é parceira do Museu do Futebol pelo quarto ano consecutivo. É apoiadora do Museu do Amanhã desde 2021, quando foi também patrocinadora do Museu Judaico, e patrocinadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo desde 2013. A companhia tem uma preocupação especial com a preservação da história e dos patrimônios públicos nacionais e criou, inclusive, o projeto ‘Rota dos Museus by EMS’, destacando esse movimento da empresa. A iniciativa ganhou um selo alusivo, que representa graficamente o trajeto cultural da EMS pelo País.

Ficha técnica

 

Rios Voadores – 2022 - documentário

 

Produzido por: Grifa Filmes, ZED, TV Cultura, Arte France

Coproduzido por: NHK, Planete +

Prêmios: Best Science Documentary - Silbersalz 2022 (Alemanha)

Trophée de Bronze - Festival du Film Scientifique 2022 (França)

Trophée Argent - Deauville Green Awards 2022 (França)

Best Research Science and Environmental Film – LUMEXPLORE Festival 2023, France

Direção e Roteiro: Pascal Cuissot

Produzido por: Mauricio Dias, Fernando Dias, Manuel Catteau

Produção Executiva: Tatiana Battaglia, Valérie Abita

Ideia Original e Pesquisa: Ilka Hempfing

Trilha Original: Alexandre Guerra

Edição: David Fernandes, Tom Laterza

Direção de Fotografia: Otavio Lima, Jean-Gabriel Leynaud

Direção de Projeto: Bianca Corona, Claire Benard

Som: Miqueias Motta, Paulo Seabra, Alexey Antonov

Com o suporte de Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, PROCIREP - Société

des Producteurs et de L’ANGOA, Ancine, Governo do Estado de São Paulo, por meio da

Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Proac ICMS, Proac Expresso Direto

Patrocinado por: Laboratório Farmacêutico EMS

Exibição: TV Cultura, ARTE FRANCE, NHK, Planete +

Distribuição internacional: ZED

 

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Comentários