Banco de Ideias Legislativas é criado para receber sugestões sobre ordenamento jurídico municipal


 Hilton durante explicações na tribuna da  Câmara sobre o projeto e sua  importância 

Na sessão camarária de segunda-feira (25), os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução 8/2023, de autoria do vereador Hilton Marques (PT), que cria o Banco de Ideias Legislativas.

O objetivo do Banco de Ideias é incentivar a participação popular na atuação do Poder Legislativo, permitindo o envio por parte dos cidadãos ideias, sugestões de alteração na legislação vigente e criação de novas leis, promover discussões sobre o ordenamento jurídico municipal com a sociedade civil.

O Banco de Ideias estará disponível no site oficial da Câmara (jales.sp.leg.br) e qualquer cidadão poderá cadastrar ideias e sugestões e, para isso, preencher um formulário informando seus dados pessoais. As sugestões serão catalogadas de acordo com o autor, tema e data de cadastro e disponibilizadas permanentemente para consulta pelos vereadores no site oficial.

Os vereadores, as Comissões Permanentes e a Mesa Diretora da Câmara poderão utilizar as sugestões catalogadas no Banco de Ideias para elaborar e protocolar projetos de lei ordinária, de lei complementar, de decreto legislativo, de resolução, propostas de emenda à Lei Orgânica e emendas.

 Ao falar sobre o seu projeto, o vereador Hilton Marques disse que   “esse projeto é a tentativa de ampliar os canais de comunicação para que o cidadão possa sugerir projeto e apontar críticas” acrescentando ainda que “vai ser importante porque vai ser feito no site da Câmara Municipal, vai estar disponível para todos os vereadores e vai favorecer a população e a nós, que estamos aqui como representantes dessa população”.

O Projeto de  Resolução foi aprovado por unanimidade e entra em vigor 60 dias após a publicação.

Comentários