Estelionatários que praticavam golpe da promissória em Jales (SP) são presos em Três Lagoas (MS)








A atuação das forças de segurança de São Paulo e Mato Grosso do Sul permitiu a captura dos estelionatários






Da redação - Hojemais Três Lagoas
28/07/23 às 16h58






Imagem: Polícia Civil MS


No final da tarde desta sexta-feira (27/7) uma ação conjunta entre policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia (3DP) de Três Lagoas-MS e agentes de trânsito resultou na interceptação e prisão de estelionatários que haviam aplicado golpes na cidade de Jales-SP.

Os criminosos, dois homens e uma senhora idosa, foram capturados logo após chegarem a Três Lagoas-MS, onde pretendiam dar continuidade às suas atividades ilícitas. Originários de Curitiba-PR, eles haviam conseguido subtrair a quantia de R$ 15 mil em espécie de um idoso em Jales-SP, durante uma ação ocorrida no dia anterior, 26/07.
Após o crime em Jales, a Polícia Civil local registrou o incidente e compartilhou informações com as autoridades de Três Lagoas-MS, alertando sobre a possível chegada dos criminosos à cidade. Graças à rápida resposta da equipe policial de Três Lagoas, os estelionatários foram detidos antes que pudessem causar mais prejuízos.

Após serem levados à sede da 3ª Delegacia de Polícia Civil em Três Lagoas, os autores confessaram o crime e detalharam sua ação criminosa. Surpreendentemente, decidiram devolver integralmente o dinheiro subtraído ao idoso vítima do golpe.

A atuação eficiente das forças de segurança de São Paulo e Mato Grosso do Sul permitiu a captura dos estelionatários, protegendo outros cidadãos de serem vítimas de suas práticas fraudulentas. Além disso, graças à intervenção policial, a vítima do golpe em Jales foi ressarcida integralmente pelo prejuízo sofrido.

As investigações sobre o histórico criminal dos autores e possíveis conexões com outros crimes estão em andamento, visando garantir que a justiça seja feita e a população fique protegida contra novas tentativas de golpe. As autoridades enfatizam a importância de estar alerta a situações suspeitas e recomendam que as pessoas sempre verifiquem a autenticidade de transações financeiras ou ofertas de terceiros, especialmente quando envolverem quantias significativas.

O golpe aplicado pelos estelionatários foi o da promissória. A abordagem consistia em um primeiro homem abordando a vítima na rua, alegando que ficou com uma promissória de herança de seu falecido pai, mas que não sabia ler nem escrever e precisava de ajuda para receber o valor. Em seguida, um segundo estelionatário se aproximava, alegando ser advogado e oferecendo ajuda ao primeiro homem, ligando para o suposto devedor da promissória.

Uma mulher idosa atuava como cúmplice, atendendo à ligação e se passando pelo devedor, informando que tinha o dinheiro separado para quitar a nota no valor de R$ 520 mil. Para conquistar a confiança da vítima, o primeiro estelionatário pedia que ela mostrasse o dinheiro que tinha em casa. Geralmente, as vítimas eram pessoas idosas. Então, enquanto o idoso estava em sua residência, os autores trocavam os envelopes, levando embora o dinheiro da vítima. Esse golpe é semelhante ao conhecido golpe do bilhete premiado.

As autoridades destacam que a colaboração da comunidade é essencial para combater a criminalidade e garantir a segurança de todos. Denúncias podem ser realizadas à 3ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas através dos números de telefone/whatsapp (67) 3524-3224 e (67) 99204-0244.

Comentários