Webinar busca promover conscientização sobre perda e desperdício de alimentos

O dia 29 de setembro foi estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos. Para celebração desta data, a Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a Embrapa Alimentos e Territórios, promove um webinar sobre perdas e desperdício de alimentos com apresentação de pesquisas, tecnologias, campanhas, políticas públicas e iniciativas da FAO no Brasil, WWF-Brasil e Embrapa. O objetivo é promover a conscientização sobre o tema e contribuir para o alcance da meta 12.3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que prevê até 2030 a redução pela metade das perdas e do desperdício de alimentos no mundo.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo são perdidos ou desperdiçados, o que representa mais de 1,3 bilhões toneladas por ano. No contexto do desafio de alimentar uma população mundial que se chegará a 10 bilhões de pessoas em 2050, considera-se fundamental reduzir ao mínimo a perda e o desperdício de alimentos e aproveitar o máximo dos recursos que sustentam o sistema alimentar

 

Programação

Durante o encontro virtual, Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil, apresentará estudos e iniciativas mais recentes sobre perdas e desperdício de alimentos. No último mês de agosto, a instituição realizou o lançamento mundial da Plataforma Técnica de Medição e Redução de Perda e do Desperdício de Alimentos, que reúne informações sobre medição, redução, políticas, alianças, ações e exemplos de modelos de sucesso aplicados na redução da perda e do desperdício de alimentos em todo o mundo (veja aqui).

Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil, apresentará campanhas e ações educacionais ligadas ao tema do desperdício de alimentos, como a iniciativa #semdesperdício. Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios, abordará políticas públicas impulsionadas pela Embrapa e apresenta a pesquisa de mensuração de desperdício entre as famílias brasileiras, conduzida em conjunto com a FGV-SP. E para finalizar, Murillo Freire Júnior, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, apresentará tecnologias pós-colheita para redução de perdas de alimentos.

 

Comentários