LIDE divulga 1º Pesquisa de Clima Empresarial LIDE Noroeste Paulista

Empresários apontaram crescimento e preocupação em relação à reformas, além de avaliar os governos municipais, estadual e federal

O cenário de pandemia e as incertezas em relação as reformas Tributária e Administrativa não têm impedido as empresas do Noroeste Paulista de crescer. É o que revela a Pesquisa de Clima Empresarial LIDE Noroeste Paulista, realizada entre os dias 14 e 22 de setembro de 2020 com a participação de 103 empresários da região nas posições de sócios, CEOs ou alta direção.

“Mensalmente vamos apresentar a visão fiel dos empresários da região frente a assuntos políticos e econômicos. Queremos entender as demandas empresariais para auxiliar no crescimento e desenvolvimento do Noroeste Paulista”, afirma Marcos Scaldelai, presidente do LIDE Noroeste Paulista. “Todo o trabalho é realizado com apoio da Didáctica e supervisão da Awards Auditores Independentes para garantir transparência e a confiabilidade das informações.”

Entre os participantes, 58,3% apontaram que a receita da empresa está melhor do que no mesmo período do ano passado. Outros 22,3% informam que perderam receita em relação ao mesmo período de 2019.

A instabilidade causada pela pandemia de Covid-19 leva 71% dos empresários a acreditar que os negócios estarão normalizados em um período de até seis meses.

Em relação a geração de empregos, apenas 4% das empresas informara que vão demitir. e 53% vão gerar novos postos de trabalho.

Os empresários também foram questionados sobre os fatores que impedem o crescimento dos negócios. Do total, 38,4% apontaram a carga tributária e outros 26,3% indicaram o Nível de Demanda.

O PIB brasileiro deve recuar 6% este ano, de acordo com 43% dos participantes. Em relação à 2021, a maioria absoluta dos empresários do Noroeste Paulista, 70%, acredita em um crescimento de 3% do PIB.

As reformas Administrativa e Tributária (45,6%), a crise internacional/saúde, (22,3%), e o cenário político (19,4%) são os três temas que mais preocupam os empresários em relação ao cenário econômico atual.

Educação e política são as duas áreas que mais precisam de melhorias, tanto nacional quanto regionalmente, de acordo com os empresários do Noroeste Paulista.

Avaliação dos governos

Os empresários também tiveram a oportunidade de avaliar a atuação dos gestores públicos municipais, estaduais e federais. Quando questionados, 54,5% dos participantes disseram aprovar a eficiência gerencial do governo municipal; 37,2% dos empresários do Noroeste Paulista aprovam a gestão do governo estadual e 40,6% do governo federal.

Para a acessar na íntegra a Pesquisa de Clima Empresarial LIDE Noroeste Paulista, basta clicar aqui.

 

Comentários