Itajá (Go) decreta “lockdown” para conter avanço da Covid-19

 


Por Lis Lopes e Arildo Palermo

A Prefeitura de Itajá, no sudeste do estado, decretou lockdown em virtude do aumento de casos de coronavírus no município. A medida entrou em vigor nesta quinta-feira (24) e vale por 10 dias, podendo ser prorrogada.
Itajá, que tem cerca de 4,5 mil habitantes, teve um aumento de 30 casos confirmados de Covid-19 na última semana, totalizando 95 registros até esta sexta-feira (25), de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Três moradores perderam a vida em decorrência da doença.
 Entenda o que é 'lockdown'
De acordo com o novo decreto, a população deve permanecer em casa durante o período de lockdown. Além disso, todas as atividades comerciais, industriais, serviços públicos e prestação de serviços devem ser realizadas de forma remota, com exceção das atividades essenciais.
O decreto considera que farmácias, supermercados e postos de combustíveis, definidos como serviços essenciais, podem exercer as atividades desde que haja redução de 50% na capacidade de pessoas no ambiente, além do uso obrigatório de máscaras de proteção e disponibilização de álcool gel nos estabelecimentos.
De acordo com a prefeitura, ficam absolutamente suspensos eventos públicos e privados de qualquer natureza, visitas a pacientes internados no Hospital Municipal de Itajá, uso de espaços públicos, como parques e praças, atividades religiosas, entre outros.
A aglomeração de pessoas em qualquer ponto da cidade, incluindo em ruas ou calçadas, fica proibida durante o período estabelecido pelo decreto.
O documento prevê que qualquer descumprimento ao decreto pode gerar responsabilização penal, incluindo a condução à delegacia para as devidas providências.
Os estabelecimentos empresariais que descumprirem as medidas impostas poderão ter suas atividades suspensas por 15 dias. No caso de reincidência, a suspensão será de 30 dias, segundo o decreto.
Lockdown
O termo em inglês vem sendo usado para descrever medida de fechamento de regiões durante a pandemia de Covid-19 para obrigar o isolamento social.
Embora não tenha uma definição única, o "lockdown" é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.
Veja as diferenças dos termos relacionados ao distanciamento social:
 Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais

Comentários