​Grupo acusado de desviar dinheiro da saúde é alvo de operação na região


A investigação começou há cerca de dois anos e um grande esquema de corrupção foi descoberto


A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (29) a operação "Raio X", que visa desmantelar uma organização criminosa especializada em desviar dinheiro destinado à saúde por meio da celebração de contratos entre municípios com organizações sociais.

A investigação começou há cerca de dois anos e conta com inquéritos policiais instaurados em Penápolis e Birigui. A ação é concentrada na delegacia de Araçatuba. Até agora, foram apreendidos documentos, carros e computadores.

De acordo com a Polícia Civil, nesse período, foi descoberto um grande esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e o desvio de milhões de reais.

A ação, que também tem apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), cumpre mandados de prisão e busca em dezenas de cidades paulistas. Em outros estados, como Pará, Minas Gera​​is e Mato Grosso do Sul, a PF é quem está liderando as ações.

Ao todo, são quatro mandados de prisão temporária e 237 mandados de busca, sendo 180 no estado de São Paulo e 57 nos demais estados, além do sequestro de bens e valores.

Para o cumprimento dos mandados foram convocados 816 policiais civis de todo Estado, 204 viaturas e 02 helicópteros da Policia Civil, além da colaboração de policiais Civis e Federais de outros Estados, bem como a participação de 30 Promotores de Justiça e 10 Agentes de Promotoria.

​A Polícia Civil dará mais informações sobre a operação durante coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (29)
.​

 

Comentários