Bolsonaro nomeia Mendonça na Justiça e Ramagem na PF

Decreto com a decisão sobre os dois cargos foi publicado na madrugada desta terça

Paulo Moura

André Mendonça e Alexandre Ramagem Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro oficializou na madrugada desta terça-feira (28), as nomeações de André Mendonça para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública e de Alexandre Ramagem para a função de diretor-geral da Polícia Federal (PF). Os decretos foram publicados na edição de terça do Diário Oficial da União (DOU).
Com isso, Mendonça foi automaticamente exonerado do cargo de advogado-geral da União, sendo substituído por José Levi Mello do Amaral Junior. Já Ramagem deixa a função de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
As substituições aconteceram após o ex-diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, ser exonerado na última sexta-feira (24) e o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, pedir exoneração no mesmo dia em razão da decisão do presidente de substituir o gestor da PF.
André Mendonça é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, e antes de ocupar o cargo de ministro da AGU, atuou como corregedor-geral do órgão, entre 2016 e 2018.
Ramagem, por sua vez, é delegado da PF desde 2005 e foi o responsável pela segurança de Bolsonaro durante a campanha eleitoral após o presidente ter sido vítima de uma facada em Minas Gerais. Na PF, ele também atuou na coordenação de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Comentários