Reflexões: Liberar espaços


Adelvair David
 davidesp.weebly.com  www.addavid.blogspot.com

A inquietação humana nas questões da posse é matéria sempre em pauta.
Sem se aperceber do peso que isto significa, a criatura humana vai carregando durante a vida uma quantidade muito grande de apegos, de coisas que a fazem lenta e sem brilho. Cada quinquilharia, móvel, veículo, vestimentas, objetos minúsculos, moradia imensa de muitas dependências e outras mais bagatelas espalhadas pela vida da pessoa, nada mais são que fardos voluntários que se transformam, com o tempo, em obstáculos à paz e tira a leveza de viver.
Para manter tudo o que ajunta o homem paga um preço muito alto, vive em função do que acumulou e não presta atenção nas coisas verdadeiras que vão sendo levadas com o passar do tempo, especialmente as que estão ao seu lado,preso ao que é transitório esquece-se da família, dos amigos, dos irmãos, vivendo uma vida de prisioneiro.
Alguns dizem: “Meus pais se foram, onde eu estava que não percebi que eles estavam ficando idosos?”, “Meu filho cresceu, onde eu estava que não aproveitei mais os seus bracinhos em torno do meu pescoço?”, “Recebi a notícia que meu amigo tão querido partiu, onde eu estava que não o procurei para desfrutar desta bela amizade?”, e assim por diante, muitos lamentos que para nada servem pois não trazem de volta, muitas saudades resultantes do sentimento de culpa de quem podia, mas não viveu.
Assim, é preciso liberar espaços na vida, para sobrar vida para se viver. Necessário lugaresmenores para morar, menos coisas materiais para cuidar, a fim de quesobre mais tempo para cuidar das pessoase do prazer de tê-las ao lado, necessário menos tempo na administração das coisas tendo mais tempo disponível para ver o sorriso dos filhos, os olhos súplices dos cônjuges e para sentir os braços dos amigos.
Por isso Jesus alertou Marta: “Marta, Marta, tu te inquietas e te preocupas com muitas coisas; no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”. Ter tempo para se experimentar a vida, viver a religiosidade com os irmãos, fazera caridade, elevando-se espiritualmente são os verdadeiros tesouros da vida aos quais o homem deveria dedicar mais tempo, pois estas são as únicas coisas que levará deste mundo.
LANÇA FORA O QUE TE APRISIONA E LIBERA-TE PAR O AMOR, ASSIM VIVERÁS.- 

Comentários