Hospital de Base vai bancar exame para identificar coronavírus


Foto por: Divulgação
Diretor do HB Jorge Fares


Por: Karol Granchi
26/02/2020 às 16:56
Saúde
Medida foi tomada nesta quarta-feira (26) após notícia de caso suspeito da doença se espalhar pela cidade. Instituição negou afirmação e disse que paciente, com histórico de viagem para Itália, chegou na unidade com sintomas de resfriado.
O Hospital de Base de Rio Preto vai realizar os exames de diagnóstico para o coronavírus na cidade. De acordo com apuração da reportagem do DLNews, a direção da instituição decidiu que inicialmente vai bancar os custos do diagnóstico, já que ele não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
"Os exames serão feitos em pacientes com perfil bem selecionados, que realmente passaram pela Itália e estiveram em situação de risco. Nós já estamos comprando os materiais necessários e o serviço já estará disponível”, afirmou o presidente da Funfarme e diretor do HB, Dr. Jorge Fares. Cada exame vai custar em torno de R$ 200, de acordo com a instituição.
Uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira para decidir como viabilizar os exames para a população. O procedimento irá agilizar o diagnóstico local do paciente, uma vez que o hospital deixa de depender do exame oficial que no estado de São Paulo é feito pelo Instituto Adolf Lutz. A medida também agiliza o acionamento de um plano de contingência no município.
Os laboratórios de referência nacional para diagnóstico de coronavírus no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.
Alarde
Hoje de manhã a instituição negou, por meio de nota, que esteja investigando um caso suspeito de coronavírus na cidade. O paciente, vindo da Itália, apresentava sintomas respiratórios, mas já foi liberado e está em casa.
"O núcleo epidemiológico da Secretaria de Saúde já está em contato com o paciente para recolher o material e enviar para o Hospital de Base, que fará o exame para o diagnóstico”, afirma Fares.
A Secretaria de Saúde de Rio Preto também afirmou que não há nenhuma notificação.
"A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto informa que até o momento não foi comunicada por nenhum órgão estadual ou municipal de saúde sobre caso suspeito ou confirmado de coronavírus na cidade. Deste modo, até agora, qualquer informação contrária à divulgada pela Secretaria de Saúde do município se trata de boato e fake news. É preciso cuidado e responsabilidade ao divulgar ou repassar informações sobre o coronavírus para que não se leve pânico à população. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha com responsabilidade e em contato permanente com autoridades nacionais e estaduais no sentido de prevenir e combater qualquer doença e os munícipes e à imprensa serão informados sempre que houver  qualquer comunicado relevante a ser feito", diz nota.
A assessoria de imprensa do HB disse que não existe nenhuma investigação neste sentido. A nota afirma que um paciente, na madrugada de terça-feira (25), chegou na instituição com sintomas de resfriado e histórico de viagem para Itália. Até esta quarta (26), mais de 320 pessoas foram infectadas e 11 morreram na Itália por conta do novo coronavírus. 
Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo foi avisada e o caso foi classificado como resfriado uma vez que o paciente não apresentou febre. "O paciente não está internado no HB e está sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde em sua residência".
A nota termina dizendo que qualquer atualização sobre esse caso será informado à população. 
Até agora, apenas um caso da doença foi confirmado no Brasil.

Comentários