Sabatina para embaixada dos EUA será antes do Carnaval

Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad, falou ao Poder em Foco, que vai ao ar neste domingo (26) no SBT

(Crédito: Cezar Camilo/Poder 360)

A sabatina do diplomata Nestor Forster para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos será realizada antes do Carnaval. Forster, que já está interinamente na vaga desde a saída de Sergio Amaral, em abril do ano passado, passará pelo crivo da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE). O calendário foi confirmado pelo presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD/MS), no Poder em Foco. O programa de entrevistas do SBT, em parceria editorial com o jornal digital Poder 360, vai ao ar neste domingo (26), logo após o Programa Silvio Santos.

Trad é relator da indicação e prevê um placar de aprovação. “As notícias que chegaram pra gente são positivas, de um embaixador que de fato está na embaixada, falta ser de direito, a partir do momento da sua aprovação no plenário do Senado. Ele está pronto para resolver os problemas do Brasil", opinou.

Trad ressaltou ser importante avaliar o pragmatismo do candidato. “O que ele (Nestor Forster) pode fazer como embaixador para virar a balança comercial a nosso favor. Se as ações ideológicas dele estarão mais voltadas do que as ações comerciais", apontou. Em 2019, o Brasil comprou mais dos Estados Unidos do que vendeu para o mercado norte-americano.


(Crédito: Cezar Camilo/Poder 360)
O presidente da CRE adiantou que a sabatina de Hermano Telles para a embaixada do Líbano também poderá ser feita no mesmo dia. Nelsinho Trad avaliou que é uma boa indicação e que algumas reações contrárias da comunidade libanesa já foram superadas. "Uma relação seja com qualquer país quer for tem de ter ponto de equilíbrio para fazer o desenvolvimento das relações diplomáticas e comerciais", concluiu.

Na conversa com o jornalista Fernando Rodrigues, o senador abordou outras pautas como a possibilidade da entrada de capital estrangeiro no leilão da tecnologia 5G no Brasil este ano. O senador, que também é presidente da representação do Brasil no Parlamento do Mercosul, revela o interesse da China em fechar negócios com o Mercosul, da mesma forma como o bloco comercial fez com a União Europeia. Além desses temas, segurança nas fronteiras, fuga de presos na fronteira do Paraguai com o Brasil, reeleição à presidência do Senado e outras abordagens políticas também foram discutidos.

Comentários