Folhageral: - Os analistas lá do botequim da vila ainda se lembram de um cidadão...



Neste ano
de 2019 – que ora se despede –, houve notícias ruins para serem lamentadas. Mas, felizmente, também houve notícias boas que valorizaram a cidade e município de Jales (entre outros) como bom lugar para morar e investir.
Uma notícia
boa foi dada pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e entidades integradas). Seu Mapa de Gestão Municipal de 2018 (levantando a saúde financeira dos municípios brasileiros) apontou que o município de Jales em 2018 teve uma boa gestão.
Uma outra
notícia boa foi dada pelo Programa Parcerias Municipais, lançado em agosto deste ano de 2019 pelo Governo do Estado de SP com o objetivo de melhorar o desenvolvimento dos municípios paulistas. O Programa apontou que a Prefeitura de Jales está situada na parcela das prefeituras que geram 50% ou mais da sua própria receita.
O contrato
de prorrogação da concessão da malha ferroviária paulista, entre o governo federal e a empresa Rumo Malha Paulista S.A., prevê a inclusão de investimentos em segurança por conta exclusivamente da empresa. Jales será beneficiada com a construção do viaduto no Jardim Paulista, sobre os trilhos de ferro. O início da obra está previsto para 2020. Ótimo.
O saneamento
básico da cidade de Jales em dois itens importantes – abastecimento de água potável; coleta e tratamento de esgoto – está entre os melhores do país. Outros itens, como a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos, podem até demorar um pouco, mas é certo que terão soluções ideais em decorrência de políticas já decididas em nível federal.
Os serviços
de Saúde de Jales são bem reconhecidos e utilizados até por muitas pessoas que chegam de longe. Além da boa estrutura do conjunto de unidades de saúde, tudo está em boas mãos. Os gestores e os servidores são qualificados e muito comprometidos.
Após reformas
e outras providências recebidas no ano passado, a UPA de Jales – Unidade de Pronto Atendimento Dr. Satoru Yamada – teve avaliação positiva no Tribunal de Contas do Estado (TCESP). Hoje serve de motivação para novas ações em benefício da população.
Por estas
notícias positivas – apropriadas para as reflexões de fim de ano – pode-se ver que há bons acontecimentos a serem comemorados. Muitos deles refletem grandes contribuições à população. Devem ser divulgados por superarem as expectativas deles esperadas.
No entanto,
é verdade que por aqui – e em geral no país – falam-se mais coisas ruins do que coisas boas. É natural que existam muitas insatisfações e críticas porque a população brasileira sofre muitas privações por causa do atraso no desenvolvimento, que precisa decolar. Há muito o que realizar sem demora. Mas muita gente se omite na imobilidade.
Aqui em Jales,
vários segmentos da sociedade poderiam estar à frente do público. Mas não se expõem. Como cada segmento depende do outro, todos deveriam estar unidos. Mas continuam afastados. A inoperância dos líderes favorece a estagnação na cidade e no campo.
Os analistas
lá do botequim da vila ainda se lembram de um cidadão (já falecido) que viveu sua juventude nos primórdios da cidade de Jales. Ele dizia: “O movimento da cidade começava ao meio-dia da sexta-feira e terminava ao meio-dia do sábado”. Era mesmo verdade.
Naqueles idos,
a pequena cidade de Jales era invadida por centenas de moradores da zona rural, que chegavam em seus transportes de madeira puxados por animais. Mas isso mudou. Agora Jales é visitada todos os dias por um número muito maior de pessoas, vindas de várias cidades da região em seus modernos veículos motorizados.
Esta nova
realidade é sentida quando se vê que aqui em Jales se demoram visitantes das cidades circunvizinhas, que buscam produtos e serviços no comércio nas instituições locais. Por isto, a cidade pode e deve reconquistar a sua condição de centro da sua região.
Ao redor de
Jales estão 23 municípios. Vale a pena reler o Decreto Nr. 52.576, de 12 de dezembro de 1970, que dispôs sobre as regiões a serem adotadas pelos órgãos da administração pública, posteriormente agregando os distritos que passaram a municípios na Sub-região de Jales.
Eis a lista
dos municípios contidos naquele decreto (habitantes estimados pelo Seade em 2019):Aparecida D’Oeste (4.162 h); Aspásia (1.769 h); Dirce Reis (1.715 h); Dolcinópolis (2.046 h); Jales (47.237h);Marinópolis (2.098 h); Mesópolis (1.892 h); Nova Canaã Paulista (1.953 h); Palmeira D’Oeste (9.166 h); Paranapuã (3.886 h); Pontalinda (4.448 h); Populina (4.016 h); Rubinéia (2.978 h); Santa Albertina (5.678 h); Santa Clara D’Oeste (2.015 h); Santa Fé do Sul (30.653 h); Santa Rita D’Oeste (2.418 h); Santa Salete (1.441 h); Santana da Ponte Pensa (1.520 h); São Francisco (2.680 h); Três Fronteiras (5.536 h); Urânia (8.636 h); Vitória Brasil (1.759 h).
Naquela
época (1970) os 16  municípios e os 7 distritos constituíam uma população menor. Hoje somam maior número de habitantes (149.702) e as aspirações dessa população também são maiores. Os municípios menores têm que investir na boa qualidade de vida dos seus moradores. E é conveniente que em Jales seja suprida a maioria das necessidades de todos os moradores da região, sem que seja preciso o deslocamento a centros urbanos mais distantes.
O ano entrante
(2020) é ano de eleições. Os eleitores vão eleger (ou reeleger) prefeito, vice-prefeito e vereadores, que serão responsáveis pelo comando municipal nos quatro anos seguintes. Embora as eleições municipais tenham perdido muito do brilho político e do vigor da disputa, ainda resta chama na fogueira das vaidades (e isto não é bom).
Os conselheiros
políticos honestos chamam a atenção dos eleitores para votar com cuidado nos candidatos a dirigentes municipais. Questões ambientais, econômicas e sociais (se não forem enfrentadas) podem desequilibrar e botar a perder a qualidade de vida e a paz já conquistadas. É preciso descartar aqueles pretendentes focados no desejo eleitoral.
Semana
Passada (12 dez 2019), a ALESP Assembléia Legislativa do Estado de SP apresentou a 10ª. edição (2019) do IPRS Índice Paulista de Responsabilidade Social, contendo dados de qualidade de vida dos 645 municípios paulistas, referentes aos anos 2014, 2016 e 2018.
Os dados do
IPRS Índice Paulista de Responsabilidade Social fazem três avaliações. 1 – Riqueza municipal (baseada em renda per capita, salários e consumo de energia elétrica). 2 – Longevidade (baseada em taxas de mortalidade). 3 – Escolaridade (baseada na oferta e na qualidade do ensino municipal).
Jales vem
melhorando sua classificação entre os 645 municípios paulistas. Em 2014, ficou na 313ª. posição com as avaliações: riqueza municipal baixa, longevidade alta e escolaridade alta. Em 2016 subiu para a 305ª. posição com as avaliações: riqueza municipal baixa, longevidade baixa e escolaridade alta. Em 2018 subiu para a 294ª. posição com as avaliações: riqueza municipal baixa, longevidade alta e escolaridade alta.
Resumindo
as avaliações do IPRS, pode-se dizer que Jales se destaca em dois pontos fortes: boas condições de saúde da população e boas condições de educação das crianças. As pessoas que conhecem Jales concordam plenamente, sabendo que aqui a Saúde e a Educação são dois pilares importantes para a qualidade de vida da população.
Na educação
nos três anos citados Jales galgou  posições importantes. Em 2014 ocupava o 41ª posição; em 2016 subiu 17 posições e foi para a  24ª  posição e, em 2018 subiu para a 21ª posição no ranking estadual entre os 645 municípios paulistas.  Elogiável
Não há dúvida
que as lideranças de Jales precisam retomar aquele esforço dos pioneiros em favor do progresso econômico do município. É mesmo preciso melhorar a riqueza municipal, ampliando as vagas de trabalho, aumentando a produção e auferindo mais receitas.
Em decisão
tomada na segunda-feira (16/dez/2019), o Tribunal de Contas do Estado (TCESP), julgou regular matéria apartda do processo principal da prestação de contas do exercício de 2.014 da então prefeita Eunice Mistilides.
A matéria
foi apartada por tratar de possível irregularidade com publicidade ante um repasse pela Prefeitura  da importância de R$ 170.975,21 com marketing e publicade da empresa Preview  Markteing e Publicidade S/S Ltda, uma vez que haveria indícios de promoção pessoal da prefeita Eniice Mistilides nas notícias veiculadas site eletrônico da Prefeitura Municipal.
Diz a
decisão que, no mérito, a matéria comporta juízo de aprovação, porquanto a documentação acostada aos autos pela origem demonstra a execução dos serviços de marketing e publicidade ajustados  com a Preview ocorreu por meio de diversos meios de divulgação. 
Por final
o relator alegou que, no caso, tais atividades emvolvera a dispersão de notícias de interesse público a exemplos de campanhas de saúde, arrecadação de tributos municipais e sinalização de trânsito “sem caráter de promoção pessoal pelo que não se revela nos autos o desatendimento do artigo 37, § 1ª da Lei maior”, julgando regular a matéria discutida.

Comentários