Mudanças e paciência em 2020


Dr. Flávio Rodrigo Masson Carvalho – PhD Psicopedagogo - ABPp Nº de Inscrição: 13397 equilibriumtc@hotmail.com 

Muito mais que uma virtude, muito mais que uma arte, a paciência é uma ciência. A paciência deveria ser ensinada nas escolas, deveria ser matéria obrigatória no currículo escolar. As crianças desde a mais tenra idade deveriam aprender, primeiramente com seus pais, a terem paciência. A criança deveria ser “treinada” a ter paciência, deveria ser induzida a ser paciente, para que no futuro possa vir a ser um adulto tolerante e mais feliz, podendo assim suportar as atribulações que a vida nos proporciona e, assim sendo, conseguiria mais facilmente se desvencilhar das armadilhas de que somos vítimas a vida inteira.
Paciência não é virtude apenas dos sábios, mestres ou gurus, paciência se conquista, se aprende a ter paciência. Não é necessário magia ou milagre para se aprender a ter paciência, é necessário dedicação, estudo e muita disciplina. Poderia se dizer que é necessário ter paciência para aprender a ter paciência. Complicou! Como ser paciente para aprender a ter paciência? Não se desespere.
Mudança significa: Alteração ou modificação do estado normal de algo: mudança de caráter. Modificação ou transferência de alguma coisa, geralmente móveis ou objetos pessoais, para um outro lugar: a mudança ainda vai chegar. Alteração ou substituição de uma pessoa ou coisa por outra; troca: mudança de funcionário; mudança de time; mudança de firma.
Mudanças são necessárias em nossas vidas, a todo instante. Ainda mais com essa globalização, com o excesso de informações que recebemos, com o rápido avanço das tecnologias, e que não conseguimos acompanhar. Por isso a necessidade de mudar a todo instante se adaptar rápido.
Mudar com paciência, com sabedoria. Mudança é uma arte!
Primeiramente aprenda a respirar corretamente, a maioria das pessoas respiram superficialmente, aprenda a encher completamente seus pulmões, aproveite da sorte de morarmos numa região onde ainda se pode respirar ar puro, sem poluição. Faça yoga, ou meditação, você vai adquirir auto-controle, vai aprender a respirar melhor e, vai se conhecer melhor. Faça alongamentos, que além de fazer bem para o físico, fará com que você se relaxe mais, que você conheça melhor seu corpo.
Faça exercícios físicos, pois trabalhando os músculos você produz mais beta-endorfina, que ajuda melhor fazer as sinapses, seus neurônios irão te agradecer. Beba bastante água, toda vez que estiver muito irritado, nervoso, beba água e respire profundamente, se assim fizer, vai ajudar a se restabelecer. Aprenda a ouvir música clássica, ou músicas suaves, próprias para meditação e relaxamento. Leia mais, boa leitura, livros de auto-ajuda, de meditação, você se enriquecerá culturalmente e, treinará a sua ansiedade. Aprenda a tocar um instrumento musical, aprenda canto, ou aprenda a jogar xadrez, que é um excelente exercício mental. Pratique uma arte marcial, que é excelente exercício físico, maravilhoso para adquirir disciplina e auto-controle.
Se está nervoso, vá pescar! Aprenda a pescar, e a comer mais peixe, que é mais saudável que a carne vermelha. Pescar é um ótimo exercício para treinar a paciência, principalmente quando se está pescando onde não está pegando nada.
Se você não tem paciência, e se não conseguir seguir nenhuma destas dicas, ou se as mesmas não te ajudarem, busque ajuda, vá fazer terapia, pois a falta de paciência é prejudicial a sua saúde, contribui para o surgimento de úlcera nervosa, gastrite, prejudica seus relacionamentos, suas atividades profissionais, e antecipa a sua morte.
Todos precisamos de ajudar e muita paciência para fazermos as mudanças necessárias em nossas vidas. Toda vez que fazemos movimentos não pensados, não calculados para mudar algo, ou uma condição, temos elevada chance de fazermos errado, e nos darmos muito mal. Por outro lado, as necessidades, as dores, as emergências da vida, nos faz mudar na “marra”, e muitas vezes nos ajuda, nos empurra em direção as mudanças. Por isso o ideal é mudar com calma, elaborar as mudanças, com muita paciência, e mesmo assim podemos errar, nos darmos mal.
Vivemos de escolhas, de mudanças, então tenha paciência, respire fundo, peça ajuda, conselhos, se informe bem, se conheça melhor. Não faça nada com pressa, não antecipe etapas.
Mas mude! Mude já, agora!
Tenha mais tempo para você mesmo, se conheça melhor, se dê novas chances, aprenda a se perdoar e, deixe de se punir. Seja também um sábio, e aprenda a ter mais paciência.
Se você leu este artigo até o final, você tem alguma paciência, já é um bom começo.
Se prepare para realizar mudanças em 2020. Tenha muita paciência com tudo, e vamos precisar, pois os tempos vindouros não serão nada bons. Serão tempos difíceis, e precisaremos nos adaptar, mudar nossos estilos de vida, e vamos precisar de muita, muita paciência.
A mudança é aprender novos caminhos e crescer no tempo certo, é permitir que a vida faça de nós pessoas melhores.
“Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”, Santo Agostinho.

Comentários