Avaliação do MEC comprova, pela terceira vez consecutiva, alto nível de ensino da Fatec Jales


Por: Prof.ª Dr.ª Selma Marques da Silva Fávaro

Pela terceira vez consecutiva, a Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo- Fatec Jales está entre as melhores instituições de ensino superior do país. É o que apontam os últimos dados do Índice Geral dos Cursos (IGC), principal indicador de qualidade da formação superior do Ministério da Educação (MEC), calculado anualmente com base em uma série de aspectos. Na última avaliação, referente a 2018, a Fatec Jales obteve o conceito 4, de uma escala de 1 a 5, o que caracteriza sua excelência.
Segundo publicação do portal do Inep, nessa última edição, apenas 21,3% das instituições encontram-se na faixa 4 e somente 33,4% dos cursos avaliados estão nas faixas 4 e 5. Entre as 51 Fatecs do estado de São Paulo avaliadas, apenas 9 obtiveram o conceito 4 e, em relação ao IGC contínuo, a Fatec Jales obteve o maior valor desse indicador.
Para o diretor da instituição, Prof. Dr. Evanivaldo Castro Silva Júnior, “esse excelente resultado é fruto de um trabalho sério, competente e autêntico de toda a comunidade acadêmica, que tem sido reconhecido ano a ano”. Ainda nas palavras da direção, “esse feito coloca Jales no seleto rol das cidades que possuem excelência no ensino superior em nível nacional, proporcionando aos cidadãos do município e região uma oportunidade única de buscarem capacitação de altíssima qualidade”.
Convém mencionar que esse alto nível de ensino está presente nos quatro cursos de graduação tecnológica oferecidos pela unidade e, certamente, é uma das metas da instituição mantê-lo no curso em implantação, denominado  P_Tech, uma articulação do ensino médio com o superior, em parceria com a Escola Técnica de Jales - Etec Jales, bem como nos cursos de capacitação profissionalizante nos programas Novotec Expresso.
Sem a menor sombra de dúvidas, foi o melhor presente de Natal que a Fatec Professor José Camargo e, claro, a cidade de Jales poderiam ganhar ou, melhor, conquistar, neste final de ano.

Comentários