Projeto Samba Esquema Nosso festeja o samba em suas variações


No mês em que é comemorado o ritmo mais marcante da música brasileira, duas rodas de samba movimentam o Sesc em Rio Preto



O ritmo mais marcante da música brasileira tem um dia do ano que é só seu, em 2 de dezembro é comemorado o dia do samba! A data não é nenhum feriado, mas celebra e noz faz relembrar a história deste ritmo brasileiro. No Sesc Rio Preto, a comemoração acontecerá em dois domingos, dias 1 e 8 de dezembro, e traz músicos da cidade e de fora para participar do projeto "Samba Esquema Nosso".

A celebração começa já um dia antes da data oficial do samba, no dia 1, o projeto Batuqueiros da Vila, de Rio Preto, convida a carioca Dayse do Banjo para uma roda de samba na unidade, a partir das 14h.
O projeto Batuqueiros da Vila é uma iniciativa de amigos e sambistas do bairro Vila Diniz e visa resgatar o melhor do samba raiz, em uma roda que acontece todo segundo sábado de cada mês no bairro de origem do projeto. Carioca da gema, nascida no subúrbio de Padre Miguel, Dayse do Banjo é afilhada de Beth Carvalho e já acompanhou expoentes do samba como Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Sombrinha, entre outros.

O outro show acontece no domingo seguinte, no dia 8, a partir das 14h, com o Samba de Elis, uma roda de samba que é realizada todo terceiro domingo de cada mês, na Praça Elis Regina, em São Paulo, com o intuito de ampliar a representatividade das mulheres na roda de samba como musicistas. As apresentações priorizam trabalhos autorais das mulheres e fomentam a troca de experiências e o acolhimento das que estão em processo de aprendizagem musical.

Ambos os shows tem entrada gratuita e classificação livre. Saiba mais em sescsp.org.br/riopreto .



PROGRAMAÇÃO

SHOWS

BATUQUEIROS DA VILA
O projeto Batuqueiros da Vila é uma animada roda de samba que acontece em uma das ruas da Vila Diniz, em São José do Rio Preto. Para esta apresentação, convidam Dayse do Banjo, carioca da gema, nascida no subúrbio de Padre Miguel. Afilhada de Beth Carvalho já acompanhou expoentes do samba como Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Almir Guineto, Batatinha, Riachão, Moacyr Luz, Diogo Nogueira, Noca da Portela, Arlindo Cruz, Sombrinha, entre outros, mostrando sua versatilidade e excelência musical.
Dia 1, domingo, 14h.
Comedoria. Grátis. Livre.

SAMBA DA ELIS
Com o intuito de ampliar a representatividade das mulheres na roda de samba como musicistas, nasce o Samba da Elis. Uma roda de samba mensal, (terceiro domingo de cada mês) na Praça Elis Regina - Butantã - Zona Oeste de São Paulo, voltada para a apresentação de rodas e grupos de mulheres, priorizando seus trabalhos autorais, fomentando a troca de experiências e acolhimento daquelas mulheres em processo de aprendizagem musical. Participação do Dj Taroba.
Dia 8, domingo, 14h.
Comedoria. Grátis. Livre.

Comentários