O UNIJALES Centro Universitário de Jales mostra

Com
a renovação antecipada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) da concessão ferroviária da Malha Paulista à concessionária Rumo,  a construção dos dois viadutos sobre os trilhos da ferrovia deve ser agilizada e,
Segundo
fontes do Paço Municipal de Jales, até março de 2020 devem ser iniciadas as obras do viaduto sobre os trilhos ferroviários na Avenida Minas Gerias, interligando a Cohab Roque Viola com o Jardim São Gabriel em direção à Rodovia Euclides da Cunha. O da rua 2 ficaria para uma outra etapa.
É assim
que toda cidade se desenvolve: com sucessivos investimentos em obras de infraestrutura. Dessa forma, a cidade se torna mais moderna e mais segura, possibilitando às pessoas fluírem por ela com tranquilidade e até satisfação.
Faltando
agora um mês para o término de 2019, Jales continua por baixo em termos de arrecadação municipal em relação a Santa Fé do Sul.  Até esta sexta-feira (29/11) as 18 horas, o vizinho município havia arrecadado R$ 26.560.287,00.  E Jales, R$ 20.250.865,00.
Mas de acordo
com o Programa Parcerias Municipais – do governo estadual – Jales gera 50% ou mais de sua própria receita, enquanto Santa Fé do Sul gera apenas 36%. A comparação das arrecadações das duas cidades é um mistério que até agora ninguém dá conta de explicar.

O deputado

federal Roberto Alves (Republicanos – SP) – foto,  natural de Taubaté e radicado em Campinas – esteve nesta região no último final de semana. Finalizou sua agenda política na cidade de Mesópolis, onde foi o deputado federal mais votado nas últimas eleições.
Em Mesópolis,
o deputado Roberto Alves foi agraciado com a placa de Cidadão Honorário, entregue pelo prefeito Leandro Polarini. A solenidade – realizada no plenário da Câmara Municipal – contou com a presença dos prefeitos Tuquinha (de Santa Albertina), Calango (de Aspásia) e Sérgio Polarini (de Paranapuã).
Depois da
solenidade, o deputado Roberto Alves visitou as obras do campo de futebol de Mesópolis, que está sendo construído com recursos federais encaminhados por ele. São grandes as expectativas da comunidade para utilização do campo de futebol.
Ultimamente,
os vereadores jalesenses aprovaram mais Projetos de Lei de suas autorias do que Moção de Pesar, que sempre foi o xodó da Casa, acompanhada de condolências aos familiares da pessoa falecida. Bom sinal.
O último
Projeto de Lei de autoria do vereador Macetão (PP) foi aprovado e determina que a Prefeitura de Jales divulgue o valor arrecadado e a sua destinação, relativamente ao que é proveniente da aplicação de multas de trânsito.
A divulgação
deverá ser feita anualmente na página oficial da Prefeitura Municipal, contendo o número total de multas de trânsito aplicadas, os tipos de infração, o valor financeiro total e mensal arrecadado com multas, onde a Prefeitura aplicou as verbas e o saldo financeiro restante.
O vereador
Macetão (PP) justificou que a divulgação vai colaborar para que a administração seja mais transparente, democrática e mostre respeito ao cidadão. Claro que, para fiscalizar o cumprimento da sua lei, o vereador deverá manter sua cadeira no Legislativo, pois afinal só em 2020 ela será publicada e entrará em vigor.
A turma
do contra, que existe e faz parte da política, não tem deixado o prefeito Flávio Prandi (DEM) – virtual candidato à reeleição – fora do foco das suas atenções. Nas redes sociais e até mesmo na imprensa. Isso é normal, democrático. Mas não faz bem ao político.
Os analistas
políticos lá do botequim da vila advertem que faz parte do jogo democrático que os companheiros vinculados por alianças partidárias descruzem os braços para se justificarem e se defenderem. Mas, no caso presente,  a assessoria de imprensa do prefeito não faz para  emitir notas de esclarecimentos oportunas para serem repassadas ao público, esquecendo-se da divulgação da própria administração.
Na Rua 12,
esquina com a Rua 5, o departamento competente da Prefeitura de Jales iniciou a limpeza de duas bocas de lobo mas interromperam o serviço. A limpeza teve início há vários dias e até ontem não haviam terminado. E o prefeito Flá Prandi não pode reclamar quando dos comentários críticos que são feitos .
Interrupções
de serviços acontecem. Mas acontece que neste país, o cargo de prefeito é tipicamente executivo. O prefeito é o chefe administrativo da Prefeitura. Ele responde diretamente pela Prefeitura. Não limpa boca de lobos, mas é o responsável pela limpeza delas. Então, tem que ter um bom serviço de comunicação com a comunidade.
O UNIJALES
Centro Universitário de Jales mostra é possível realizar algo considerado difícil, quando se tem vontade de fazê-lo. Todos os anos há chiadeira do comércio e de instituições sobre as dificuldades para instalar na cidade a decoração de Natal.
E sempre
ficam na espera de recursos vindos do Poder Público Municipal sob o argumento de que eles são originados do recolhimento de impostos. Mas esta semana o UNIJALES mostrou à população que é possível fazer uma boa decoração sem dinheiro público.
No trecho
da Avenida Francisco Jalles, entre as ruas França e Lisboa, está disponível ao olhar de todos que passam uma belíssima decoração de fim de ano, criada e trabalhada pelos alunos da instituição. Dá gosto apreciar.
A ACIJ
Associação Comercial e Industrial de Jales e os Sindicatos convergentes não são mais fracos que o UNIJALES. Basta eles planejarem e colocarem a mão na massa para que o centro da cidade tenha uma decoração muito agradável. Além de devolver aos moradores, visitantes e turistas o prestígio recebido durante o ano, a decoração favorece mais o comércio.
Em São Bernardo
do Campo (SP), onde morou por muitos anos, o ex-presidente Lula (PT) procura novo endereço para morar com a namorada, com quem pretende se casar. Lula tem 74 anos e uma longa história política. Foi líder metalúrgico, fundou o PT, elegeu-se presidente em 2002 com 61,2% dos votos válidos, elegeu-se presidente em 2006 com 60,8% dos votos válidos e elegeu Dilma Rousseff (PT) duas vezes.
Em Brasília (DF),
o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) continua sua rotina presidencial e tenta fundar seu partido próprio. Ele tem 64 anos e uma longa história de tumultos. Foi para a Reserva do Exército, no posto de capitão, para ingressar na política. Exerceu 7 mandatos de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Elegeu-se presidente em 2018 com 55,13% dos votos válidos.
Enquanto
hoje a carreira política de Lula dá sinais visíveis de esgotamento, Bolsonaro está no topo do poder político. O problema é que Bolsonaro se situa abaixo de Lula na história política e ainda leva surra nos índices de aprovação de governo (Lula bateu recordes, Bolsonaro sofre quedas nas avaliações).
Pela comparação,
dá para imaginar como está complicado a Jair Bolsonaro ter nas mãos o controle do seu governo. Mesmo sem ter que enfrentar Lula ou outro adversário no jogo político. Bolsonaro ainda não tem um futuro governo descomplicado.


Comentários