Grupo da Saúde de Urânia se reúne para falar de Alzheimer





O grupo Bem Estar lotou a Sala de Leitura da E.E. Akió Satoru e  pode ouvir a aluna Claudiani de Oliveira (destaque), autora do livro Paradoxo, declamar alguns trechos de seus poemasAlgumas participantes do grupo contaram a história através da imaginação
A coordenadora pedagógica, Franciele Ferreira, ao lado da enfermeira Silvia e da aluna Claudiani apresentou o livrão confeccionado pelos alunos

O grupo “Bem Estar”, que se reúne semanalmente no ESF Rural, juntamente com a enfermeira Silvia Maria Germano de Rezende e profissionais de saúde, participaram de uma atividade diferente e bastante inspiradora, na Sala de Leitura da E.E. Akió Satoru, na tarde de terça-feira (26).
O encontro não poderia ter acontecido em ambiente melhor para tratar de um assunto que acomete grande parte da população a partir dos 65 anos, o Alzheimer, o qual pode ser evitado ou retardado com a prática de atividades intelectuais como a leitura e a escrita.
A reunião contou com a participação de alunas apaixonadas por leitura e que fizeram dela um hábito prazeroso.  Elas não só leram algumas histórias e poemas como também compartilharam relatos de superação através da leitura e da escrita, como o caso da aluna Claudiani de Oliveira, que aos 17 anos já se tornou integrante da Academia Nacional de Letras do Poetinha Brasileiro, e autora do livro Paradoxo, com 100 profundos poemas, que será lançado no dia 13 de dezembro, na E.E. Akió Satoru.
Tiveram ainda dicas de leituras e interação com as participantes não alfabetizadas que usaram a imaginação para compreender a história de um livro infantil.
O encontro também contou com as explicações técnicas da enfermeira Silvia Germano que falou sobre as fases da doença e como preveni-la com a leitura, exercícios físicos, jogos inteligentes e a participação em atividades em grupo. Hábitos de vida saudáveis que devem ser praticados ao longo da vida para evitar a chegada da doença.
Por fim, aequipe da escola colocou a biblioteca à disposição da comunidade para que todos possam ter uma boa saúde mental e para que muitos possam viajar, através da leitura, por lugares inimagináveis, como enfatizou a coordenadora pedagógica, Franciele Ferreira.
Também foi servido um delicioso café da tarde para todos os participantes

Comentários