Votuporanga recebe visita do Tribunal de Contas da União e é parabenizada pela gestão na Educação

Município está entre os 30 selecionados como referência nacional


Após visita do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, foi a vez de Votuporanga receber a visita do Tribunal de Contas da União, que conheceu e parabenizou a Educação no Município, nos destacando como referência no Noroeste Paulista e do Brasil, na gestão de Educação Pública. O Município está entre os 30 selecionados como referência nacional.

De acordo com o Secretário da Educação da Prefeitura de Votuporanga, Marcelo Batista, o TCU reconheceu as boas práticas adotadas na área de Educação do Município, somadas a Rede Pública Municipal, entre unidades escolares e a forma que a Pasta tem trabalhado para formação docente, além do trabalho de condução da figura do Secretário como Coordenador do ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) na execução do trabalho do regime de colaboração entre os municípios.
“Votuporanga tem se destacado muito no cenário nacional com relação a forma que conduz o trabalho de formação e qualificação dos profissionais da área da Educação. Isso chegou até o TCU como um modelo de prática a ser adotada por todos os municípios. Recebemos a visita para buscarem evidências de sucesso, ou seja, de que forma Votuporanga trabalha o regime de colaboração entre os municípios que o cercam. Nós temos como foco principal o professor e o aluno”, afirmou o Secretário Municipal da Educação, Marcelo Batista.
O Secretário ressaltou que o investimento em qualificação dos profissionais da Educação reflete na aprendizagem dos alunos. “Nossos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), não só de Votuporanga, mas de municípios que estão no ADE, são um dos maiores do país. No último ano, a Rede Municipal de Ensino de Votuporanga alcançou nota 6,8, nota acima da meta estipulada pelo Brasil para 2022”.

Visita do TCE
Votuporanga foi uma das três cidades do Estado de São Paulo a receber a visita do Tribunal de Contas do Estado. A oportunidade surgiu do ofício de apresentação do TCE, com o projeto foi idealizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) em articulação institucional com os Tribunais de Contas e em parceria com a empresa Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE). “Consiste em reconhecer e dar visibilidade a redes de ensino que estão realizando um trabalho de destaque em todo o país, bem como identificar e documentar as práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo, para que possam servir de inspiração para outras redes de ensino para a concretização da política pública da educação com equidade e qualidade”.
Na oportunidade, o Prefeito João Dado também recebeu os técnicos em seu Gabinete e afirmou que “nós temos o sistema de saúde bucal, com o Odontomóvel, e o Festival Literário de Votuporanga [FLIV], que reúne diversas Secretarias e proporciona acesso aos mais variados temas e públicos. Nós somos diferenciados e estamos trabalhando para isso”.

Comentários