Palmeiras visita último rival de início recorde de olho em nova arrancada

Thiago Ferri
Palmeiras venceu no primeiro turno por 2 a 0 (Foto: Andre Hanni/MyPhoto Press/Lancepress!)

Ao vencer o Avaí no primeiro turno, o Palmeiras chegou na pausa para a Copa América invicto no Brasileiro, com 92% de aproveitamento e cinco pontos de folga na liderança. Um turno depois e agora a dez do líder, o time vai até a Ressacada às 18h deste domingo para ter uma sequência diferente daquela após os 2 a 0 no Allianz Parque.

O primeiro embate com os catarinenses ocorreu na nona rodada, e ao ganhar, o time chegou a oito vitórias e um empate. Depois do início quase perfeito, o Verdão caiu de rendimento, com sete triunfos, oito igualdades e três derrotas desde então - aproveitamento de 53,7%.

Foi essa queda que tirou o atual campeão do primeiro lugar e bem distante da ponta. A sequência depois do triunfo sobre o Avaí foi a pior do Palmeiras neste Brasileiro: sete rodadas sem vencer, com cinco empates e duas derrotas, incluindo aquela para o Flamengo, que gerou a demissão de Luiz Felipe Scolari.

-> Veja como está a classificação do Brasileiro e use o simulador!
Mano Menezes ao assumir o Palmeiras encerrou o primeiro turno com duas vitórias, mas no returno tem campanha abaixo em relação àquele início avassalador: são quatro vitórias, três empates e uma derrota, com 62,5% dos pontos conquistados. A meta, agora, é evitar que a próxima sequência seja novamente ruim.

O Flamengo, enquanto isso, tem um segundo turno semelhante ao primeiro do Palmeiras: sete vitórias e um empate. Além disso, ganhou 13 dos últimos 14 jogos e por isso abriu a maior vantagem desta edição do Brasileiro.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, o Palmeiras tem 2% de chances de conquistar o bicampeonato brasileiro. Diante dos números do adversário, Mano tem repetido que o Verdão deve se preocupar em melhorar o seu desempenho e não olhar tanto o Rubro-Negro, que neste domingo joga mais tarde - às 19h, contra o CSA, no Maracanã.

- ​O mais importante é a gente fazer bons jogos, jogar bem. Acho que a produção da equipe foi boa contra o Athletico (empate em 1 a 1 na Arena da Baixada). Podemos melhorar no acabamento das jogadas, trabalhamos para isso, buscando uma coordenação melhor entre os jogadores, para sermos decisivos nos momentos em que temos que ser decisivos - avisou Mano.

Do encontro entre os times no primeiro turno, sete titulares serão mantidos: Weverton, Diogo Barbosa, Felipe Melo, Bruno Henrique, Dudu e Deyverson. Marcos Rocha seria o oitavo, mas tem um edema na coxa esquerda e está fora. Antônio Carlos e Edu Dracena jogaram no turno, e ainda estão zerados com Mano, enquanto Zé Rafael ficará no banco de reservas.

O Palmeiras enfrentará o lanterna da competição e que não vence há sete rodadas: são seis derrotas e um empate no período. Com apenas 17 pontos em 27 rodadas, o Avaí está a 12 pontos de deixar a zona de rebaixamento.

Comentários