Médica da Santa Casa de Marília faz implante ósseo e paciente recupera audição bilateral

A médica otorrinolaringologista da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Vera Moron Rodrigues, fez um implante ósseo e paciente recuperou a audição bilateral. A profissional contou com o apoio do também otorrinolaringologista Jamal Sobbie Azzan e do Laboratório Oticon.
Na cirurgia realizada na Santa Casa de Marília e que teve duração de uma hora, paciente de 36 anos   precisou fazer o implante depois de ficar com sequela por conta de um tumor no nervo auditivo. "Após passar por um procedimento cirúrgico otoneurológico, em São Paulo, o paciente teve a perda unilateral da audição".
Foi então que a médica otorrinolaringologista Vera Moron Rodrigues indicou a realização do procedimento cirúrgico, do qual ela já havia passado por capacitação em um curso promovido pela Oticon, em Bauru. "Implantamos um sistema auditivo, conhecido como Ponto, para a melhora da audição através da condução óssea direta. O implante é inserido no osso craniano, atrás da orelha e tem o processador de som que é conectado no mesmo", explicou ela.
O paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia e após a cicatrização, em aproximadamente um mês, processador de som será colocado no implante. "A partir de então, ele voltará a ter a audição dos dois lados, ou seja, recupera a bilateralidade da audição", disse Vera Moron Rodrigues.
Os processadores (Pontos) convertem o som em vibrações, que são transmitidas através do implante pelo osso do crânio diretamente para a cóclea. Em geral, são candidatas a este tipo de cirurgia, as pessoas com perda auditiva condutiva, mista e surdez unilateral.
Em nome do médico anestesiologista Yoshy Morishita, Vera Moron Rodrigues agradeceu a equipe do SAM (Serviço de Anestesiologia de Marília). "Também tivemos um grande apoio do grupo de Enfermagem da Santa Casa de Marília. O nosso muito obrigado a todos que colaboraram de alguma forma para o sucesso desta cirurgia".
A recente reforma do centro cirúrgico da Santa Casa de Marília foi elogiada pela médica otorrinolaringologista. "A unidade proporciona todas as condições para as equipes realizarem os seus procedimentos da melhor forma, com toda a estrutura e equipamentos novos", finalizou Vera Moron Rodrigues.    

Comentários