Imagens produzidas na UFSCar são finalistas em concurso internacional de Nanoarte


Votação popular vai até o dia 8 de novembro
Três imagens produzidas no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estão entre as finalistas do concurso "NanoArtography 2019" (www.nanoartography.org), competição de imagens científicas promovida pelo A. J. Nanomaterials Institute da Drexel University, nos Estados Unidos, que combina Nanociência e Arte.
As obras do CDMF foram produzidas pelo pesquisador Ricardo Tranquilin e têm os títulos "Space Nugget" (http://bit.ly/spacenugget), "Sweet Tubes" (http://bit.ly/sweettubes) e "Union of Colors" (http://bit.ly/unionofcolors). As imagens vencedoras são escolhidas por meio de votação popular na página da competição no Facebook (www.facebook.com/NanoArtography), aberta até o dia 8 de novembro.
Tranquilin já foi agraciado com Menção Honrosa (em 2018) e um terceiro lugar (em 2016) no NanoArtography. O pesquisador integra núcleo de criatividade em Nanoarte do CDMF, formado também por Rorivaldo Camargo e Daniela Caceta. Na Nanoarte - expressão artística recente, surgida com a Nanotecnologia -, imagens nanométricas dos materiais pesquisados no CDMF são ampliadas e colorizadas em computador, com os propósitos de revelar a beleza das formas de um universo invisível a olho nu e de popularizar e estimular a curiosidade científica.
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN). Mais informações em cdmf.org.br.
anexos:
    Space Nugget, obra de Ricardo Tranquilin

Comentários