Guri Convida promove concerto com maestro Marcelo Jardim e os Grupos de Referência de Bauru e Itaberá

Ação faz parte do programa com músicos convidados pelo Projeto Guri
Maestro Marcelo Jardim | Foto: Divulgação
Entre os dias 01 e 02 de novembro, os Guris do Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica e do Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica tocarão com o maestro Marcelo Jardim. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no Sesc Bauru, localizado no centro do município, sexta-feira, às 20h30; e sábado, às 16h. A iniciativa faz parte do Guri Convida, série de concertos organizados pelo Projeto Guri - maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Os encontros com os artistas convidados têm como objetivo contribuir para a formação dos alunos dos Grupos de Referência, conjuntos formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri. Atualmente, o Guri conta com 13 Grupos de Referência, de diferentes gêneros musicais e formações, distribuídos pelo interior e litoral paulista.
Professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e responsável pela direção musical da Orquestra de Sopros da UFRJ, Marcelo Jardim tem em seu currículo trabalhos com orquestras e bandas sinfônicas no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos.
Na série Guri Convida, o encontro com músicos experientes possibilita aos jovens o aprofundamento de seus conhecimentos. Além de viabilizar o aprimoramento técnico, esses concertos incentivam a criatividade, a improvisação e a amplitude de referencial musical. Por isso, o repertório foi escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as potencialidades dos Guris.
REPERTÓRIO
Guri Convida com Marcelo Jardim e os Grupos de Referência de Bauru e Itaberá
  1. Meu Pedacinho de Chão
Composição: Tim Rescala
Arranjo: Darrell Brown
Revisão e edição: Marcelo Jardim
  • Abertura • Serelepe e Pituquinha • Crônica da Cidade • A Chegada • Banda de Serelepe • Felicidade na Cidade
  1. Pequena Fantasia Sobre o Tema “Escravos de Jó”
Composição: Edmundo Villani-Cortês
  1. Danças Sinfônicas – Tango e Argentina
Composição: Yosuke Fukuda
  1. Meu sonho é você
Composição: Altamiro Carrilho e Atilla Nunes
Arranjo: Edmundo Villani-Côrtes
Adaptação e edição: Marcelo Jardim
Flauta/Solo: Gabriela Gaspar e Maurício
  1. Ritmos de La Tierra
Composição: Victoriano e Valencia Rincón
  • Danzon (México) • Bambuco (Colômbia) • Pajarillo (Venezuela)
  1. Valsinha Brasileira
Compositor: Heitor Villa-Lobos
Arranjo: João Victor Bota
  1. Três Danças Carnavalescas
Composição: Hudson Nogueira
  • Maracatu • Marcha – rancho • Frevo
  1. Suíte Marajoara
Composição: José Ursicino da Silva
Edição e revisão: Marcelo Jardim
  • O Carimbó da Ilha do Marajó (carimbó) • Ver o Peso (dobrado) • O Círio de Nazaré (valsa)
  • Frevo do Amor (frevo)
  1. Hermetismos Pascoais - Para vibrafone, trombone e banda
Composição: Hermeto Pascoal
Arranjo: Alexandre Dalóia
Trombone solo: Paulo Henrique F. Pereira | Vibrafone solo: Vittor Alexandre O. Rufino
  1. Conga Del Fuego Nuevo
Composição: Arturo Márquez
Arranjo: Oliver Níquel
SERVIÇO
Guri Convida com Marcelo Jardim e os Grupos de Referência de Bauru e Itaberá
Quando: 01 e 02 de novembro
Horário: sexta-feira, às 20h30 e sábado, às 16h
Local: Sesc Bauru
Endereço: Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Centro - Bauru/SP
Entrada gratuita. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
Parceria: Sesc SP; Prefeitura Municipal de Bauru e Itaberá
Sobre Maurício Jardim
Professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na qual ocupa também o cargo de diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Concluiu o bacharelado e o mestrado em Regência pela UFRJ e o doutorado em Práticas Interpretativas pela Unirio, com a tese “A Banda do Villa: a Obra para Banda de Heitor Villa-Lobos”. Foi o responsável pela criação e organização do curso de regência de banda no Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém/PA e por meio da colaboração acadêmica, atua na direção artística do Festival Música das Américas e do Festival Internacional de Música do Pará. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos Painéis Funarte de Bandas de Música, tendo sido responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda, da mesma instituição. É membro do conselho diretor da WASBE (World Association of Symphonic Bands and Ensembles). Atua como professor convidado em festivais e seminários no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, além de atuar como regente convidado em orquestras sinfônicas e bandas sinfônicas. Trabalha sistematicamente no estímulo para a produção de novas obras e arranjos para bandas sinfônicas e orquestras de sopros.
Sobre o Grupo de Referência de Bauru – Banda SinfônicaFormada por instrumentos de sopros e percussão, executa um repertório diversificado, transitando entre o erudito e o popular. O Grupo já participou de importantes eventos, com destaque para o II Encuentro Internacional de Orquestas y Coros Para El Bicentenario (Argentina, 2011) e Mapa Cultural Paulista (2016). Em 2012, no 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão esteve sob a batuta dos maestros João Maurício Galindo e Marcos Sadao Shirakawa. Em 2014 foi regido por Lutero Rodrigues. Também em 2014, no Auditório Ibirapuera, tocou com a The Rodney Mack Philadelphia Big Brass, sob a regência de Emily Threinen (EUA). Em 2017, foi regido por Nora Sarmoria (Argentina).  Em 2018, destacam-se pesquisas e interações com a cultura local, que culminaram com um concerto com a Orquestra Sertaneja Viola Cabocla, formada por músicos de Bauru e região.
Sobre o Grupo de Referência de Itaberá – Banda SinfônicaO Grupo, formado por instrumentos de sopro e percussão, é destaque na sua região, com um repertório que transita entre o universo erudito e o popular. Na Bienal do Livro, em 2012, foi regido por Ricardo Cardim. Em 2013, tocou com a Rodney Mack Philadelphia Brass Band (EUA), sob a regência de Emily Threinen, da Universidade de Temple (EUA), no Auditório Ibirapuera. Ainda em 2013, tocou sob a batuta do maestro Adalto Soares e, em 2014, do maestro Edivado Chiquini. Em 2015, participou do Festival de Inverno de Boituva/SP. Em 2016, participou do 8º Seminário Amigos do Guri, em Santos/SP. Em 2017, atuou sob a regência de Marcelo Jardim (UFRJ). Em 2018, realizou pesquisas e interações com a cultura local, destacando-se o concerto com a orquestra de violas caipira Caminho das Tropas, da cidade de Itapeva.
Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Comentários