Dança reconhecidacomo Patrimônio Cultural do Brasil será apresentadano Sesc Rio Preto

O Marabaixo é uma expressão sociocultural que remonta a resistência e construção das identidades da população negra escravizada na região norte do Brasil, mais especificamente no estado do Amapá

Nesta quinta-feira 31, o Sesc Rio Preto recebe o espetáculo de dança Marabaixo, conhecido como a maior manifestação cultural do estado do Amapá e reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. O espetáculo tem início às 19h, com entrada gratuita, e será apresentado pelo Grupo Tradicional de Marabaixo de Santa Luzia de Maruanum.

Distribuídos entre mulheres, homens e crianças, o Grupo Tradicional de Marabaixo de Santa Luzia do Maruanum traz o resgate, a tradição e a cultura, percorrendo diversas comunidades durante o ano todo. O grupo também costuma participar de eventos culturais, religiosos, públicos e encontros de tambores. E durante os meses de outubro e novembro deste ano, percorrem 9 unidades do Sesc na capital, interior e litoral, em um projeto chamado "Percursos da Tradição", que promove encontros, trocas e aprendizados com a cultura popular tradicional.

Com origem em Mazagão, no Marrocos, a dança foi trazida ao Brasil por negros escravizados, e desde então, o conhecimento é transmitido de geração em geração pela oralidade e prática de seus integrantes.

A expressão é composta por uma performance dançada, musicada e cantada feita em roda para lembrar os feitos e acontecimentos, alegres ou tristes, de seus antepassados. Além disso, é intimamente relacionada ao catolicismo popular afro amazônico e também é realizada em homenagem à Santíssima Trindade, ao Divino Espírito Santo e inúmeros outros santos padroeiros.

Em novembro de 2018, Marabaixo foi reconhecido, por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.


PROGRAMAÇÃO

DANÇA | ESPETÁCULO
MARABAIXO
Com grupo tradicional de Marabaixo de Santa Luzia de Maruanum.
Duração: 60minutos.
O 'marabaixo' é uma expressão que remonta a resistência e construção das identidades da população negra escravizada na região norte do Brasil. Os corpos dos mortos nos chamados "navios negreiros" eram arremessados na água junto a cantigas de lamento. Desse bailado de louvação à ancestralidade negra "mar acima" e "mar abaixo" nasce o nome dessa expressão.
Dia 31, quinta, 19h.
Comedoria - Área Externa. Grátis. Livre.

Comentários