Centro de Cultura e Turismo de Votuporanga abriga duas exposições de artes

Visitantes podem conferir a pintura de Natanael Longo e as fotografias de Allan Monteiro
Quem ainda não conferiu ou quer rever as exposições que integraram a programação do 9º Festival Literário de Votuporanga, tem até 14 de novembro para conhecê-las no Museu Municipal "Edward Coruripe Costa", localizado no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura.
A exposição do artista plástico Natanael Longo de Oliveira, que iniciou a carreira em Votuporanga, resgata a trajetória do pintor, na mostra "Retrospectiva".
Já a exposição "Litterarum Amor", do fotógrafo Allan Monteiro, é um projeto que tem suas bases cravadas na fotografia e no movimento artístico do romantismo, sintetizando este período da arte e literatura em fotografia.

Natanael Longo de Oliveira
Natanael nasceu em Álvares Florence em 1946, filho de Rosa Longo de Oliveira - servente do grupo escolar - e de Sebastião de Oliveira – ferreiro. Logo mudaram-se para Votuporanga, onde nasceram os outros filhos: Élios, Darwin e Gina que, como Natanael, dedicaram-se à pintura. Apenas Leda, a mais velha, não seguiu esta atividade de artes plásticas. Natanael sempre participou de atividades artísticas na cidade, desde pintura (a primeira vernissage contou com o apoio de Paulo Cesar Rapassi); teatro, com o professor Geraldo Alves Machado; e música, mas fixou na pintura sua forma de expressão.
Estudou artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado e Jornalismo na Universidade de São Paulo. Ainda estudante, participou de exposições coletivas e ganhou um concurso com um projeto de painéis que retratam a história de São Paulo para o Palácio dos Bandeirantes.
Mudou-se, em 1974, para Jundiaí, onde seus filhos nasceram e foram criados. Ali cursou direito nas Faculdades Padre Anchieta, mas nunca exerceu a atividade jurídica. Após breve passagem pela publicidade, voltou-se para o setor editorial. Foi chefe e editor de arte de diferentes revistas na Editora Abril e editor da Revista do Círculo do Livro por quinze anos. Além disso, colaborou, como editor de arte, ou ilustrador, para jornais como Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo e para diversas editoras brasileiras, tendo executado mais de duas centenas de capas de livros.
Paralelamente à carreira como editor, fotógrafo e artista gráfico, Natanael Longo manteve seu trabalho pessoal como desenhista e pintor – um território em que pôde desenvolver a criação independente, desvinculada do texto ou da narrativa.
Esse exercício de liberdade artística aprofundou-se nos últimos anos em que Natanael dedicou-se exclusivamente à pintura. São paisagens e naturezas-mortas marcadas pelo uso ora exuberante, ora contido da cor e pelo rigor da composição; se há um fio condutor entre os trabalhos, este seria a delicada e inequívoca sensação de solidão que os permeia. São trabalhos repletos do frescor da novidade, ao mesmo tempo em que refletem a maturidade de um artista que combina o amplo domínio da técnica ao talento e à sensibilidade.

ARTES PLÁSTICAS
Evento: Mostra "Retrospectiva" Natanael Longo de Oliveira
Local: Museu Municipal – Centro de Informações Culturais e Turísticas "Marão Abdo Alfagali" | 3º piso
Horário: 9h30 às 19h
Evento gratuito | Classificação livre

FOTOGRAFIA
Evento: "Litterarum Amor" Allan Monteiro
Local: Museu Municipal – Centro de Informações Culturais e Turísticas "Marão Abdo Alfagali" | 3º piso
Horário: 9h30 às 19h
Evento gratuito | Classificação livre

Comentários