Projeto CineNostalgia, do Sesc Rio Preto, relembra os áureostempos do cinema, com exibições em 16 e 35mm,drive-in e com música ao vivo

Os destaques da programação são os clássicos "O mágico de Oz" e "De volta para o futuro", que serão exibidos em formato drive-in no estacionamento do Centro Regional de Eventos


Em setembro, a programação de cinema e vídeo do Sesc Rio Preto reaviva a memória do cinema antigo, com o Projeto Cine Nostalgia, oferecendo ao público a oportunidade de experimentar ou reviver diferentes formatos de cinema, como exibições em 16 e 35mm, cinema com trilha sonora executada ao vivo e os famosos drive-ins, formatos esses que foram muito populares no passado. A programação, que é gratuita, conta ainda com clássicos que marcaram gerações e uma oficina de curta-metragem com câmera fotográfica.

As projeções se iniciam dia 5, quinta, às 19h, com o filme "O mágico de Oz" (1939) e na sequência, às 21h30, com o filme "De volta para o futuro" (1985). Ambos os longas serão exibidos no estacionamento do Centro Regional de Eventos, em formato drive-in, onde o público estaciona seu veículo diante de um telão e aprecia o filme dentro dele, sendo o som transmitido pelo rádio. Para quem não possui carro, também há a possibilidade de aproveitar a sessão. Os ingressos podem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto, a partir das 10h do dia 1/9.

A programação segue com o longa "E.T – O Extraterrestre", no dia 11, quarta, às 20h. A exibição ganha destaque com a trilha sonora executada ao vivo pelos músicos Guilherme Chiappetta, Eduardo Contrera e Anselmo Mancini, que interagem com o filme assim como acontecia nos primeiros 30 anos do cinema, onde a música era tocada ao vivo na câmara dos palcos dos teatros.
No dia 18, quinta, às 20h, entra em cena o projetor 35mm, exibindo o filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (2001). E encerrando a programação de filmes, no dia 25, quarta, às 20h, a exibição do clássico "Em Busca do Ouro" (1925) ganha encanto com o charme do projetor em 16mm.

Compondo a programação do projeto, a oficina "Câmera Fixa", conduzida pela fotógrafa Marcela Guimarães, convida os participantes a criarem pequenos curtas-metragens com os mesmos recursos utilizados nos primeiros filmes da história do cinema, um cenário e uma câmera fixa.
A programação completa pode ser conferida em sescsp.org;br/riopreto .
#cinema #filmes


PROGRAMAÇÃO

EXIBIÇÃO DRIVE-IN
O MÁGICO DE OZ
Dir: Victor Fleming, George Cukor, Mervyn LeRoy, King Vidor, Norman Taurog. EUA, 1939, 101 min. Dublado.
A menina Dorothy e seu cão são levados à fantástica terra de Oz por um ciclone.
Serviço: Dia 5, quinta, 19h.
Estacionamento do Centro Regional de Eventos. 120 carros e 30 pedestres. Grátis. Livre
Retirada de ingressos na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto a partir do dia 1º/9.

EXIBIÇÃO DRIVE-IN
DE VOLTA PARA O FUTURO
Dir: Robert Zemeckis. EUA, 1985, 116 min. Dublado.
Viajando no tempo em um carro modificado por Doc Brown, Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950, conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem para não deixar de existir.
Serviço: Dia 5, quinta, 21h30.
Estacionamento do Centro Regional de Eventos. 120 carros e 30 pedestres. Grátis. Livre
Retirada de ingressos na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto a partir do dia 1/9.

EXIBIÇÃO COM MÚSICA AO VIVO
E.T. - O EXTRATERRESTRE
Dir: Steven Spielberg EUA, 1982, 120 min. Legendado.
Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia.
Trilha ao vivo. A exibição de um dos mais famosos filmes do diretor americano é acompanhada por uma trilha sonora tocada ao vivo por Guilherme Chiappetta, Eduardo Contrera e Anselmo Mancini.
Serviço: Dia 11, quarta, às 20h.
Teatro Sesc Rio Preto. 228 lugares. Grátis. Livre
Retirada de ingressos no dia, a partir das 19h30.

EXIBIÇÃO EM 35MM
O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN
Dir: Jean-Pierre Jeunet França, 2001, 120min. Legendado.
O charme do filme em que a jovem Amélie, ao mudar-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, passa a ajudar as pessoas que a rodeiam com pequenos gestos ganha reforço com uma exibição em 35mm.
Serviço: Dia 18, quarta, às 20h.
Teatro Sesc Rio Preto. 228 lugares. Grátis. Livre
Retirada de ingressos no dia, a partir das 19h30.

EXIBIÇÃO EM 16MM
EM BUSCA DO OURO
Dir: Charles Chaplin EUA, 1925, 112min. Legendado.
Neste clássico da comédia silenciosa, Carlitos vai ao Alasca para participar da corrida do ouro.
Serviço: Dia 25, quarta, às 20h.
Teatro Sesc Rio Preto. 228 lugares. Grátis. Livre
Retirada de ingressos no dia, a partir das 19h30.

OFICINA
CÂMERA FIXA
Com Marcela Guimarães, fotógrafa.
Tendo como inspiração os primeiros filmes da história do cinema, em que os atores entravam e saíam de cena pelas laterais da imagem captada por uma câmera estática, os participantes são convidados a criarem pequenos curtas com estes mesmos recursos: um cenário e uma câmera fixa.
Serviço: Dias 27 e 28, sexta e sábado, das 14h às 18h.
Área de Convivência. 80 vagas. Grátis. 18 anos.
Inscrições no local.

Comentários