Primeiríssima Infância: 3º Fórum Municipal será nesta sexta-feira

Com o tema “Saúde Mental na gestação e no puerpério: um olhar ampliado”, evento encerrará a programação da 9ª Semana do Bebê
O 3º Fórum Municipal da Primeiríssima Infância deste ano discutirá o tema “Saúde Mental na gestação e no puerpério: um olhar ampliado”. O evento será nesta sexta-feira (30/8), das 8h às 12h, no Centro de Convenções "Jornalista Nelson Camargo", como encerramento da programação da 9ª Semana do Bebê. 
Realizado pela Prefeitura de Votuporanga, com organização do Comitê Técnico de Apoio à Primeiríssima Infância, o encontro é voltado para gestores e lideranças das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social e para parceiros do programa Primeiríssima Infância de Votuporanga e região.
As 16 cidades da região que compõem o colegiado são: Pontes Gestal, Álvares Florence, Riolândia, Cardoso, Parisi, Américo de Campos, Cosmorama, Valentim Gentil, Sebastianópolis do Sul, Macaubal, Magda, General Salgado, Floreal, Gastão Vidigal, Monções e Nhandeara.

Temas das palestras
Na oportunidade, o Ginecologista Obstetra Durvalino Vieira Machado, Mestre Docente do curso de Medicina da Unifev, conduzirá uma discussão com o tema “Aspectos fisiológicos durante a gestação”.
A Psiquiatra Eunice Baroni Mota discursará sobre “Aspectos emocionais e psiquiátricos durante a gestação e no puerpério”.
“Depressão pós-parto: Cuidados necessários” será o tema proferido pela Psicóloga Luciene da Silva Andrade.
Rodrigo Soares Ribeiro, Enfermeiro Obstétrico, Docente do curso de Enfermagem da Unifev, abordará o assunto “Puerpério: Período que requer cuidados especais”.

Sobre o Programa
Implantado em Votuporanga em 2009, o programa Primeiríssima Infância qualifica o atendimento e o cuidado de forma a favorecer o desenvolvimento da criança de zero a três anos. A primeira fase de implementação ocorreu em parceria com seis cidades do Estado de São Paulo (Botucatu, Itupeva, Penápolis, São Carlos, São José do Rio Pardo e Votuporanga).
Os resultados obtidos com o programa nestes municípios motivaram a reformulação e adesão da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Em 2015, a iniciativa passou a ser Programa SP pela Primeiríssima Infância, transformando Votuporanga como referência para 16 municípios da macrorregião.
Em maio de 2014, o programa “Primeiríssima Infância” ganhou o Prêmio Alas-BID na categoria Best Innovation Award. Promovido pela Fundación América Latina en Acción Solidaria (ALAS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Prêmio reconhece inovações e excelência em programas sociais que beneficiam crianças até seis anos na América Latina e Caribe.

Boletim do Instituto de Saúde
Em julho de 2018 Votuporanga teve suas práticas publicadas no Boletim do Instituto de Saúde, órgão da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Entre 400 ações de todo Estado, foram selecionadas as práticas “Família na escola”, do CEMEI “Profª. Maria Aparecida Barbosa Terruel”, modelo que as unidades de educação infantil do Município também realizam, e o projeto denominado como “Grupo Técnico de Apoio a Gestantes Usuárias de Álcool ou Outras Drogas”. As iniciativas originais de Votuporanga, desenvolvidas por meio do Programa São Paulo Pela Primeiríssima infância, receberam destaque estadual fazendo parte deste documento.

Comentários