Cofundadora da primeira escola brasileira de liderança feminina participa de encontro com astronauta americana

Nesta terça-feira, dia 30 de julho, a astronauta Anna Fischer reúne mulheres empreendedoras e profissionais relacionadas às áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para uma roda de conserva no Consulado dos Estados Unidos, em São Paulo. O objetivo do encontro é debater a realidade brasileira de inclusão de mulheres no ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia. Entre as convidadas está a cofundadora da ELAS, primeira escola brasileira de liderança feminina, Carine Roos.
Sobre Anna Fisher
Em 1978, a Dra. Anna Fisher participou do primeiro grupo de seis mulheres selecionadas para se tornarem astronautas femininas na NASA. Ela é médica especializada em medicina de emergência e também formada em Química. Foi casada com o astronauta Bill Fisher. A Dra. Fisher é mãe de duas filhas e em 1984 se tornou a primeira mãe a ir ao espaço. Ao longo de sua carreira na NASA, ela participou do programa do ônibus espacial, da Estação Espacial Internacional e da cápsula Orion que está sendo desenvolvida pela NASA para lançamento espacial futuro.
Como representante da tripulação STS-5 até a STS-7 apoiou nos testes integrados de transporte espacial e testes de carga útil no Kennedy Space Center da NASA. Atuou como especialista da missão Discovery STS-51A em 1984. Durante a missão, a tripulação colocou em órbita dois satélites e serviu na primeira missão de resgate espacial, recuperando dois satélites para retornar à terra. Com a conclusão do seu primeiro voo, Fisher acumulou 192 horas no espaço.
A Dra. Fisher foi escalada como especialista da missão STS-61H antes do acidente com a Challenger e, em seguida, trabalhou como suplente no departamento de Desenvolvimento da Missão do escritório dos Astronautas durante o intervalo do programa do ônibus espacial. De 1989 a 1995, ela tirou licença do escritório para se dedicar à família. De 1996 a 2002, a Dra. Fisher chefiou a fase inicial da construção da Estação Espacial Internacional (ISS). De janeiro 2011 a agosto 2013, ela serviu como comunicadora com a capsula (CAPCOM) no centro de controle da missão. A Dra. Fisher também gerenciou o desenvolvimento de monitores para o veículo multiuso para tripulações Orion (MPCV). Em 2017, ela se aposentou da NASA aos 67 anos.

Sobre Carine Roos:
Formada em Sociologia pela Universidade de Brasília e em Comunicação Social pelo Centro Universitário UniCEUB, Carine é especialista em Equidade de Gênero e Inovação há mais de dez anos. Atualmente é CEO da UPWIT (Unlocking the Power of Women for Innovation and Transformation), uma consultoria em inteligência e equidade de gênero e inovação. Foi consultora de instituições voltadas à Tecnologia, Comunicação e Direitos Humanos, como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), UNESCO, UNICEF e Ministério da Saúde.
Possui certificação internacional em Gerenciamento em Inovação Social pela Amani Institute, em Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching e em Practicioner pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística. É ainda hipnoterapeuta Ericksoniana certificada pelo ACT Institute e especialista em análise comportamental DISC pela E-talent. É coautora e editora do eBook Mulheres Líderes na Tecnologia: como promover a equidade de gênero e reter talentos nas empresas.

Sobre a ELAS:
Criado em agosto de 2017 e alinhado aos Sete Princípios do Empoderamento das Mulheres nas empresas defendidos pela ONU, a ELAS (Exercendo Liderança com Assertividade e Sabedoria) é a primeira Escola de Liderança e Desenvolvimento voltada para mulheres que buscam assumir posições de destaque nas empresas ou na sociedade. Além de oferecer workshops, palestras e mentorias, a Escola se destaca por um curso exclusivo chamado Programa ELAS, sendo a formação mais completa e intensa da Escola de Liderança.
A Escola nasceu para promover mudanças rápidas e concretas na vida das pessoas e nos resultados das empresas, tendo como missão ser referência no desenvolvimento de mulheres no Brasil. A ELAS respeita a essência e o talento de cada aluna, garantindo uma medição do desempenho e da evolução pessoal promovido pelo treinamento.




Comentários