Sete mil mudas de eucalipto serão distribuídas aos produtores rurais


Nesta segunda-feira, 1º de julho, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente inicia a doação de cerca de 7 mil mudas de eucalipto para produtores rurais que estejam interessados. As mudas foram produzidas no Viveiro Municipal de Jales. Cada produtor rural poderá solicitar o máximo de até 100 mudas, informou o engenheiro agrônomo da secretaria, Tadeu Calvoso Paulon.
Para retirar as mudas, segundo o agrônomo, é necessário comparecer na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na Rua Nova York, número 1016, no Jardim Monterrey. É necessário levar documentos de identidade, inscrição de produtor rural e talonário fiscais.
Por ser uma espécie florestal de rápido crescimento, produtora de madeira de qualidade, o eucalipto tem-se tornado excelente alternativa no mercado de madeira para serraria. Os eucaliptos são, em geral, plantas de fácil cultivo, pouco exigentes em umidade e em fertilidade do solo.
Outras Mudas – O Viveiro Municipal de Jales possui uma capacidade de produção de aproximadamente 170 mil mudas anuais, tendo como finalidade o aumento da arborização em Jales, reflorestamento de áreas rurais e recuperação de APP’s (Áreas de Preservação Permanente), através da oferta para a comunidade de árvores nativas, exóticas, frutíferas e paisagísticas.
Entregas beneficentes são feitas para escolas, creches e entidades através da Secretaria de Agricultura, onde o responsável vai até a sede da Secretaria, faz um ofício requerendo as mudas, protocola o pedido na Prefeitura e retorna para a Secretaria para ser concedida a doação.
Esse é também o mesmo procedimento para os moradores de Jales que possuem residência na cidade. Doações são feitas para os moradores das áreas urbana e rural de até cinco mudas de forma gratuita. “O pessoal que for retirar essas mudas tem que passar na Secretaria de Agricultura. Lá faz o requerimento onde vão seus dados e o endereço da casa onde irá plantar. É totalmente gratuito a cota anual de até cinco mudas. Após adquirir esta cota anual, as outras mudas que serão tiradas pelo morador terão uma taxa. No tubete ela é recolhida a R$1,50 a muda, e no balainho com terra e com a muda maior ela sai por R$3,50. Os moradores da zona rural também podem retirar, mas com o pagamento da taxa. Se a pessoa tiver residência na cidade é possível a retirada das cinco mudas anuais grátis”, explicou o responsável pelo Viveiro Municipal, o diretor de divisão Valdecir Serrilho.

Comentários