Foi publicado no Diário Oficial do Estado de SP,...

 ...na quarta-feira (dia 26), despacho do conselheiro Dimas Ramalho – do Tribunal de Contas do Estado de SP (TCESP) –, notificando o prefeito de Jales, Flávio Prandi (DEM), para que no prazo de 10 dias apresente justificativas que achar pertinentes à matéria em questão.
A notificação
do conselheiro Dimas Ramalho se refere a um requerimento – Processo número 00012609.989.19-9 – do vereador Tiago Vandré de Souza Abra (PP) sobre possíveis irregularidades pertinentes à demora de inauguração e funcionamento do Centro Dia do Idoso Alfredo Augusto de Oliveira Gonçalves.
Este assunto
é de conhecimento geral porque vem sendo acompanhado pela mídia local. O tempo em que o prédio passou fechado, do final das obras à inauguração, passou de um ano e a comunidade não ficou bem informada sobre a situação e as perspectivas.
A importância
do Centro Dia do Idoso pode ser bem entendida por toda família que deseja manter um idoso com boa qualidade de vida – através de boa assistência – mas não tem recursos para contratar os serviços de ajuda prestados por cuidadores experientes.
O conselheiro
Dimas Ramalho é o relator das contas anuais – relativas ao exercício de 2019 – da Prefeitura Municipal de Jales. Mas não está sozinho. O TCESP tem centenas de funcionários qualificados, na sede na cidade de São Paulo e em 20 unidades regionais no Estado. E se moderniza com a informática. No mínimo, tem que ser visto com atenção.
Parece que
não vai demorar para a região oeste da cidade de Jales ficar às escuras. Há muitos postes com lâmpadas queimadas ou com mau contacto. O pior é que os das avenidas, que são de responsabilidade da Prefeitura, exigem acionamento da empresa contratada para o serviço.
Na avenida
Maria Jalles é possível ver como existem vários postes com lâmpadas queimadas. De todo jeito, a iluminação pública é paga com dinheiro dos contribuintes, que precisam ter a cidade sempre bem iluminada. Hoje ninguém mais usa lanternas.
É comum que
os vereadores apresentem requerimentos, cobrando providências da administração municipal sobre a iluminação pública em Jales. Mas a situação persiste, sendo necessária a reclamação da população que se sente prejudicada.
O empresário
Luís Henrique Moreira homenageou os Pastores Evangélicos da cidade de Jales, no sábado (dia 22), com um café da manhã no Banespinha. Praticamente, todos os Pastores estiveram presentes no evento para satisfação do anfitrião.
Diga-se que
Luís Henrique colheu bons frutos, já que o Dia do Pastor Evangélico é comemorado no segundo domingo de Junho, mas não costuma ser lembrado fora das suas Igrejas. Ao contrário de outras personalidades, que preferem o distanciamento, ele faz questão de se manter em contato com boa visualização social.
Os vereadores
não estão contentes com as respostas recebidas do Poder Executivo de Jales sobre os indagações que fazem. O vereador Chico do Cartório (MDB) é um deles. É uma circunstância desagradável, pois o prefeito não pode ser liso – mas objetivo – com os vereadores.
Quando os
vereadores questionaram o Poder Executivo sobre por que Jales não se inscreveu para participar do Challenge Day 2019, desejaram saber se a administração municipal não considerava importante incentivar a prática de atividades físicas e a divulgação da cidade.
O Executivo,
através da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, respondeu que o dia do Challenge Day e dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) coincidiram e, na data, os funcionários da SMECT “estavam todos envolvidos com o cerimonial de abertura e a competição de coreografias do JORI”.
A explicação
foi tão simples e direta que poderia ser outra qualquer. Foi uma justificativa. Para quem solicitou a informação, não há como aceitar a resposta sem restrição. E ficam as dúvidas. Pode ser uma resposta educada para não citar um problema complicado. Ou não...
Em Brasília DF,
o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai completar seis meses – neste fim de semana –, se arrastando como uma tartaruga entre turbulências próprias e conflitos como Congresso Nacional. A reforma da Previdência Social e o Armamento da população continuam sendo discutidos de forma calorosa.
Aos poucos,
o presidente Bolsonaro e sua equipe vão se rendendo aos deputados e senadores. Agora, a imprensa divulgou com detalhes que o governo já começou a liberar uma verba extra de R$ 10 milhões para emendas parlamentares dos deputados, em troca de apoio à reforma da Previdência Social. É o famoso “toma lá, dá cá”. Ou “é dando que se recebe”.
Os analistas
lá do botequim da vila estão se perguntando: “Como Bolsonaro vai dominar os deputados e senadores, se ele não consegue a dominar sua própria equipe de governo?” Do jeito que as coisas andam, os deputados e senadores vão continuar mandando no país.

Comentários