Benefícios da Musculação na Infância

Benefícios da Musculação na Infância

Respeitando os limites a prática pode trazer grandes vantagens para o organismo
A musculação na infância pode gerar inúmeros benefícios tanto para as crianças como para os adolescentes, se for praticada de forma correta, respeitando os limites e necessidades de cada um, seguindo as orientações de treino e acompanhamento profissional. “Crianças não precisam necessariamente optar pela musculação. Aulas de pilates, de circo, além das atividades aeróbicas são excelentes opções já que também ajudam a fortalecer a musculatura. Como o equilíbrio e o controle postural atinge sua maturidade por volta dos 7, 8 anos de idade, o ideal é iniciar os treinos antes de atingir essa faixa etária.” – explica o ortopedista e médico do esporte Thiago Righetto.
Na fase pré-puberal é possível realizar exercícios de fortalecimento muscular com sucesso, como os que envolvem pliometria e treino neuromuscular com mudança de direção, tais práticas diminuem os riscos de lesões, principalmente nas meninas. “Vale também ressaltar que crianças em fase de crescimento não devem participar de competições que exijam muito do seu corpo em relação ao levantamento de peso. Crianças devem treinar sem peso inicialmente, seguido de carga baixa. Já os adolescentes devem começar com uma carga baixa até que dominem a técnica do movimento de cada exercício” – afirma Thiago.
Os responsáveis devem desencorajar os treinos em casa sem supervisão, principalmente nos aparelhos de academia, e também os treinos com cargas muito altas ou com movimentos rápidos, isso pode comprometer a saúde da musculatura, causando lesões e estiramentos. “Estes aparelhos são feitos para adultos, portanto para as crianças, os exercícios com pesos livres são os mais indicados, mas sempre sob a supervisão de um responsável ou um profissional da área” – comenta.
Os benefícios de atividades físicas na infância e adolescência são enormes, como a melhora da capacidade cardiopulmonar, aumento da densidade óssea, melhora do perfil lipídico e saúde mental, melhora no estoque ósseo, o que é fundamental para prevenir a osteoporose e no rendimento escolar. “Não existe contra-indicação específica. Os exercícios de fortalecimento não lesam a placa de crescimento, não possuem efeito negativo ou efeito deletério cardiopulmonar. Porém é importante sempre frisar que deve ser respeitado os limites da criança ou adolescente, adequando a carga, a intensidade e também a frequência. Caso haja algum problema de saúde, é imprescindível o acompanhamento médico” – finaliza.
Dr. Thiago Righetto (CRM:125.722), médico ortopedista com especialização em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho; atua também na área de Medicina de Áreas Remotas e já foi médico pelo Comitê Paralímpico Brasileiro na Paralimpíada do Brasil em 2016 e da seleção de judô paralímpica no 5th IBSA World Games (Seul - Coreia do Sul) em 2015, sendo o médico responsável por essa seleção de 2014 a 2018. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; é também diretor da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura; e membro das internacionais ISAKOS, AAOS e AMSSM. Atua em consultório particular. Saiba mais sobre o profissional em: www.drthiagorighetto.com.br

Comentários