Reunião discute organização da 14ª Feira do Agronegócio da Uva e do Mel

 
A Comissão Organizadora da 14ª Feira do Agronegócio da Uva e do Mel de Jales, em parceria com o município de Urânia, esteve reunida na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, em Jales, para discutir os preparativos para o evento que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro na Praça Euplhy Jalles.  De acordo com a engenheira agrônoma Silvia Andreu, as reuniões vêm acontecendo há dois meses e a expectativa para a realização da Feira é muito positiva.
 
Tanto os viticultores quanto os apicultores não têm reclamado de suas produções que permaneceram dentro do esperado em qualidade e quantidade.
 
No ano passado a feira reuniu os melhores viticultores da região. Aproximadamente 130 produtores das cidades de Urânia, Palmeira d Oeste, Vitória Brasil, Santa Salete, Aspásia e Jales tiveram a oportunidade de expor suas produções em caixas e cachos para apreciação do público. A feira expôs variedades de uvas, como a Benitaka, Rubi, Itália, Niágara e Vitória, premiando os especialistas pelo cultivo de acordo com cada espécie por categoria. Além das uvas, o público pode contar com variados produtos a base de mel, degustar e comprar vinhos e embutidos. E todo esse sucesso deve se repetir na edição deste ano.
 
Uva e mel
 
Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho de Jales, Reginaldo Teodoro de Souza, "a condução das videiras na região de Jales no ano de 2019 está transcorrendo dentro da normalidade, com alguns problemas já conhecidos e bem contornados pelos produtores, relacionados ao manejo de doenças devido às condições climáticas nem sempre favoráveis e à falta de fertilidade em alguns pomares principalmente nas primeiras podas das uvas finas. No que se refere à qualidade das uvas, as expectativas são excelentes. Em relação às uvas rústicas, as primeiras podas geram boa expectativa de produção, havendo problemas apenas se a entrada das primeiras frentes frias prejudicar a brotação da cultivar Niágara Rosada".
 
O apicultor Sérgio Aparecido Ribeiro, produtor de mel desde 1992, falou sobre a produção de mel. "Nossa produção permanece estável na nossa região. Alguns apicultores deixaram a atividade, mas outros iniciaram a criação de abelhas mantendo a estabilidade do negócio. O preço também permanece estável há pelo menos uns dez anos, sendo vendido a valores que variam entre R$25,00 a R$30,00 o quilo de mel para o consumidor final".
 
Em Jales, segundo Sergio, existem mais de 20 apicultores produzindo entorno de 10 a 12 toneladas de mel por ano. "Acredito que em toda a região existam mais de 60 produtores de mel em plena atividade", informou o apicultor.
 
Na Feira da Uva e do Mel, serão comercializados diversos produtos derivados do mel: favos, sachês, própolis, pólen, geleia real, mel em litro, caixas de abelhas para os interessados em iniciarem a atividade. "Vale lembrar que pessoas com diabetes não podem consumir o produto", frisou Sérgio Ribeiro.
 

Comentários