Na defesa e no ataque: Gustavo Gómez ajuda Palmeiras a não ser vazado nos últimos nove jogos em que atuou e ainda bate seu número de gols de 2018


  
Zagueiro, convocado nesta quarta-feira (29) pela seleção paraguaia para a Copa América, é um dos grandes responsáveis pelo excelente desempenho defensivo do Verdão e já balançou as redes quatro vezes na temporada (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)
 
"Defesa que ninguém passa". Desde a chegada de Gustavo Gómez ao Palmeiras no ano passado, o sistema defensivo do time comandado por Luiz Felipe Scolari vem fazendo jus ao trecho do hino do clube composto por Antonio Sergi, maestro compositor e regente da orquestra ítalo-brasileira.
Fundamental para a quebra do recorde de gols sofridos na conquista do decacampeonato brasileiro, em 2018, com apenas 26 tentos tomados (marca anterior era de 32, alcançada no título de 2016), Gómez vem mantendo o alto desempenho em 2019, sendo um dos grandes responsáveis por fazer o Verdão acumular números ainda mais impressionantes, que ajudaram a equipe a terminar o Paulista como o time menos vazado, e liderar, até o momento, o ranking de melhor defesa do Brasileirão e da Copa Libertadores.
Em 2019, o Palmeiras já realizou 29 jogos e sofreu oito gols (média de 0,27 por partida). Com Gómez, foram 19 atuações e apenas quatro bolas na própria rede (média de 0,21 por duelo), sendo que, nos últimos nove e em 15 deles no total, o Verdão saiu de campo sem ser vazado.
Nesta quinta-feira (30), se conseguir não sofrer gol mais uma vez diante do Sampaio Corrêa, no Allianz Parque, o Palmeiras garantirá vaga nas quartas de final da Copa do Brasil já que venceu o primeiro confronto, no Maranhão, por 1 a 0.
"Realmente são números muito bons. É legal ver esses dados porque mostram que eu e meus companheiros estamos fazendo um bom trabalho. Amanhã, teremos mais um jogo duro e decisivo e esperamos manter esse padrão. Sabemos que se a gente seguir com esse ótimo desempenho defensivo e sofrer poucos gols teremos grandes chances de brigar por títulos", ressaltou Gómez.
Nesta quarta-feira (29), o camisa 15 do Verdão foi confirmado na lista de 23 jogadores da seleção paraguaia para a Copa América e deve se apresentar ao técnico Eduardo Berizzo na próxima segunda-feira (3). "Um chamado deste é o sonho de todo jogador. Estou muito feliz em poder defender as cores do meu país em uma competição como a Copa América", comemorou ele, que acumula 31 jogos e dois gols pela Albirroja.
Zagueiro-artilheiro
Não são só os ótimos números defensivos que fazem com que Gustavo Gómez seja um dos grandes destaques do Palmeiras na temporada. Um dos batedores de pênalti do time, o camisa 15 garantiu da marca da cal a vitória sobre o Botafogo, por 1 a 0, no último fim de semana, e chegou a quatro gols no ano, superando os três tentos feitos em 2018.
Além do gol contra o clube carioca, na atual temporada, o camisa 15 deixou a sua marca, de pênalti, contra Mirassol, e, de cabeça, diante de Melgar e Santos.
"Minha principal função é ajudar lá atrás para que o time não sofra gols, mas treinamos os pênaltis e as jogadas de bola parada justamente para estar preparado para marcar quando as oportunidades aparecerem no ataque", afirmou o paraguaio, que nunca foi derrotado em jogos do Campeonato Brasileiro pelo Verdão.
Até hoje, o maior zagueiro-artilheiro da história do Palmeiras em uma única temporada é Loschiavo, que marcou 11 gols em 1923 e depois em 1925. Em seguida, aparecem Vágner Bacharel, que, em 1983, balançou as redes nove vezes, e Cléber, com oito tentos, em 1996. Gómez, por sua vez, está a um de se igualar a Yerry Mina (2017), Luís Pereira (1971 e 1972) e Bianco Gambini (1916).
Números gerais
Desde que chegou ao Palmeiras, Gustavo Gómez já disputou 36 jogos e marcou sete gols. Além disso, em 26 deles a equipe não sofreu gol e foram apenas 12 tentos tomados, o que representa uma média de 0,3 por partida.

Comentários