Os gêneros nacionais corresponderam a 72% dos impactos no rádio, de acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media e da Crowley
A música está presente no dia a dia das pessoas e entre os ouvintes de rádios é quase uma unanimidade: 93% deles dizem escutar música, segundo dados do Target Group Index. Mas quais os hits musicais mais sintonizados no rádio? Para entender os gêneros de música consumido nas rádios brasileiras, a Kantar IBOPE Media e a Crowley, empresa especializada em monitoramento eletrônico de broadcast de áudio, realizaram estudo que combina a medição de audiência do meio e a execução de músicas em 13 regiões metropolitanas, levando em conta dados de 150 emissoras, de janeiro a abril deste ano.
"A música está presente na jornada do consumidor, no trânsito, no trabalho e em casa. Entender quais gêneros, artistas e músicas engajam o maior número de ouvintes é essencial para a estratégia de programação das emissoras de rádio", afirma
Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.
Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.
Foram identificados 62,9 bilhões de impactos, sendo que, destes, 72% correspondem a músicas nacionais. O gênero sertanejo, representado por 7 dos 10 artistas mais escutados nas rádios, lidera com mais de 18 bilhões de impactos, 67% maior que o pop internacional, segundo colocado, e o gospel, impulsionado pela liderança local no Rio de Janeiro, ocupa o terceiro lugar superando gêneros como MPB, Pagode e Pop Rock.
Gêneros na Rádio
O estudo mostra que as músicas nacionais são as queridinhas: Atrasadinha, de Felipe Araújo com participação de Ferrugem, foi a mais ouvida no período. A música internacional mais ouvida, Havanna de Camila Cabello, ficou na 28ª colocação geral, atrás dos gêneros nacionais: sertanejos, pop e pagode.
RK
|
Artista
|
Música
|
Impactos
|
1
| FELIPE ARAUJO | ATRASADINHA |
486.149.606
|
2
| LUAN SANTANA | VINGANÇA |
360.942.877
|
3
| WESLEY SAFADÃO | SÓ PRA CASTIGAR |
308.812.106
|
4
| GABRIEL DINIZ | JENIFER |
295.746.735
|
5
| ZÉ NETO & CRISTIANO | NOTIFICAÇÃO PREFERIDA |
290.702.476
|
6
| DILSINHO | PÉSSIMO NEGÓCIO |
288.044.474
|
7
| MARCIA FELLIPE | QUEM ME DERA |
283.720.974
|
8
| GUSTAVO MIOTO | SOLTEIRO NAO TRAI |
279.036.215
|
9
| GUSTTAVO LIMA | ZÉ DA RECAÍDA |
269.929.663
|
10
| DIEGO & VICTOR HUGO | INFARTO |
265.355.372
|
11
| HENRIQUE & JULIANO | QUEM PEGOU, PEGOU |
245.670.967
|
12
| MAIARA & MARAISA | NÃO ABRO MÃO |
244.887.562
|
13
| GUSTTAVO LIMA | APELIDO CARINHOSO |
243.829.476
|
14
| LUDMILLA | CLICHE |
237.337.356
|
15
| MARILIA MENDONÇA | CIUMEIRA |
228.325.145
|
16
| FERRUGEM | CHOPP GAROTINHO |
221.266.710
|
17
| ZÉ NETO & CRISTIANO | ESTADO DECADENTE |
219.579.166
|
18
| MELIM | OUVI DIZER |
219.299.451
|
19
| GUSTTAVO LIMA | CEM MIL |
207.723.875
|
20
| MATHEUS & KAUAN | CERVEJA, SAL E LIMÃO |
204.966.710
|
21
| VITOR KLEY | O SOL |
200.873.480
|
22
| MARILIA MENDONÇA | BEM PIOR QUE EU |
198.506.926
|
23
| ZÉ NETO & CRISTIANO | LARGADO AS TRAÇAS |
196.754.809
|
24
| LUCAS LUCCO | POSTO 24 HORAS |
187.202.447
|
25
| LUAN SANTANA | SOFAZINHO |
186.420.502
|
26
| JORGE & MATEUS | TRINCADINHO |
184.043.812
|
27
| TURMA DO PAGODE | PESQUISA NO GOOGLE |
182.832.217
|
28
| CAMILA CABELLO | HAVANA |
173.036.000
|
29
| JORGE & MATEUS | PROPAGANDA |
170.183.887
|
30
| YASMIN SANTOS | PRONTA PRA TRAIR |
168.374.864
|
"Compreender o panorama de consumo de músicas e artistas permite que a indústria de mídia e entretenimento refine a oferta de conteúdos e em seus planejamentos de comunicação e de atuação dos mais diversos artistas", salienta Eduardo Bonadio, diretor corporativo Brasil da Crowley.
-------
Fontes dos dados: GRP Música | Kantar IBOPE Media e Crowley | jan-abr/2019 | cobertura: 150 emissoras | 11 regiões metropolitanas Kantar IBOPE media + Distrito Federal + Campinas | segunda a sexta | 7h-19h.
Comentários
Postar um comentário