Grupo Pedra Branca traz world music ao Sesc Rio Preto


              O projeto Sonora [+], do Sesc Rio Preto, no dia 31 de maio, recebe o grupo Pedra Branca trazendo a contemporaneidade da  world music, em diálogo com a música brasileira, a etno música, o jazz e elementos da música eletrônica. O projeto também contará com performance do Núcleo Ximbra, aula aberta de yoga e danças circulares, oficina de mandala e feira cultural independente.

Fundado em 2001, pelos músicos Luciano Sallun e Aquiles Ghirelli, o grupo vem trazendo de forma singular uma maneira muito apropriada de fazer música do mundo numa visão contemporânea e universal. Com instrumentos musicais de várias partes do mundo, numa concepção musical que promove a unidade entre as sonoridades acústicas e eletrônicas, o grupo possui quatro álbuns lançados "Pedra Branca", "Feijoada Polifônica", "Organismo Eletrônico" e "Rádio Globo".

O segundo álbum "Feijoada Polifônica" rendeu ao Pedra Branca turnês por diversas partes do Brasil, em vários circuitos artísticos, trazendo a tona uma das principais características do grupo, que é sempre abranger de forma híbrida e pouco segmentada de formação de público e circuitos de apresentações.

Em 2008, o grupo realizou uma turnê em festivais de Portugal como "Bons Sons Festival" e "Boom Festival". Com ótima recepção de audiência e mídia, já sendo referência e admiração entre os portugueses.

Seguindo a proposta do projeto Sonora [+], que reúne uma apresentação musical com atividades de outras linguagens como artes visuais, tecnologias e artes, feira cultural e dança, a edição de maio traz performance do grupo Núcleo Ximbra, que tem o seu trabalho desenvolvido nas periferias da cidade, com intervenções artísticas em espaços abertos.

O Sonora [+] também contará com aula aberta de yoga e danças circulares, ministrado por instrutores do Sesc Rio Preto; Oficina de Mandala, com a atesã Elaine Lima; e feira cultural independente reunindo itens de arte e cultura produzidos de forma independente, para exposição e comercialização. O encontro entre as artes tem início às 19h, no dia 31, com entrada gratuita.

Confira a programação.

AULA ABERTA
YOGA E DANÇAS CIRCULARES
Com instrutores do Sesc.
Aula aberta integrada com práticas de meditação, yoga e danças circulares, voltadas para todos os públicos.
Dia 31, sexta, 19h.
Comedoria - área externa. Grátis. Livre.

OFICINA
MANDALA
Com Elaine Lima Barbosa, artesã.   
Use a criatividade e produza a sua própria Mandala, que significa círculo sânscrito, e universalmente é o símbolo da integração e da harmonia. Inscrições no local.   
Dia 31, sexta, 19h.
Espaço Oficina I. Grátis. Livre.

ENCONTRO
FEIRA CULTURAL INDEPENDENTE
Feira que reúne itens de arte e cultura produzidos de forma independente, para exposição, venda ou troca.
Dia 31, sexta, 19h.
Comedoria - Área Externa. Grátis. Livre.

ESPETÁCULO
NÚCLEO XIMBRA   
Com Núcleo Ximbra. 50min.
Grupo de artes integradas, que aborda a dança, a música ao vivo e performances em espaços abertos. Fundado em 2011, desenvolve seu trabalho, sobretudo, nas periferias - em espaços e equipamentos culturais públicos e, também, nas ruas da cidade.
Dia 31, sexta, 20h.
Comedoria - área externa. Grátis. Livre.

SHOW
PEDRA BRANCA   
Fundado em 2001 pelo músico Luciano Sallun, o Pedra Branca desenvolve suas criações de world music, em diálogo com a música brasileira, a etno música, o jazz e elementos eletrônicos, se valendo de instrumentos musicais de várias partes do mundo, numa concepção musical que promove a unidade entre as sonoridades acústicas e eletrônicas.    
Dia 31, sexta, 21h.
Comedoria - área externa. Grátis. Livre.

Comentários