56839645_2891787990833081_4774838275380609024_n (1).jpg

 Em abril deste ano, a polícia civil do estado de São Paulo realizou uma operação para a captura de foragidos da justiça por crimes violentos. Dos 6000 mandados de prisão destes tipos de delitos, como latrocínio e homicídio, 1000 foram cumpridos.

"A população também pode ajudar a polícia fazendo uma denúncia", disse a deputada estadual Leticia Aguiar (PSL/SP) que apresentou um projeto de lei que prevê a divulgação de um cadastro de pessoas condenadas, criminalmente, que se encontrem foragidas ou com mandado de prisão expedido e não cumprido. Só em 2018, o estado de São Paulo tinha 137 mil mandados de prisão a cumprir, 78% deles de acusados por crimes.

Na proposta, a parlamentar diz que deve constar do cadastro: nome, foto, crime cometido, pena aplicada e datas de expedição do mandato ou da fuga do condenado. Qualquer cidadão terá acesso a essas informações e também as polícias civil e militar, conselhos tutelares e integrantes do Ministério Público e poder judiciário.

"Acredito que toda a ação que possa contribuir para o trabalho da polícia, na busca por criminosos foragidos é de grande valia. Por isto, apresentei o projeto.", disse Leticia que lembrou ainda dos indultos concedidos, as conhecidas "saidinhas", em datas especiais.

"Muitos presos não retornam às penitenciárias tornando-se foragidos, e nas ruas acabam misturados a população. Assim, fica difícil distinguir quem são os criminosos que rondam nossas famílias e aterrorizam as pessoas", afirmou.

A deputada acredita que este tipo de divulgação ajuda a alertar a população e identificar os procurados. A proposta foi publicada no Diário Oficial do estado no último dia 17/05. A partir de agora, segue para a apreciação das comissões temáticas e daí, estará pronto para votação em plenário. Ana Kalyne




 

Comentários