Edição cinquentenária do FIT recebe 755 inscrições


São 687 inscritos de todas as regiões do Brasil, além de 48 obras internacionais, de países como Nicarágua e Sérvia
O FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), que nesta edição completa 50 anos, recebeu 755 inscrições de obras de várias regiões do Brasil e do mundo. São 129 inscrições a mais do que no ano passado. Em 2019, o FIT Rio Preto será realizado de 4 a 13 de julho.
Todas as regiões brasileiras inscreveram espetáculos na categoria Nacional. São projetos de 18 estados e do Distrito Federal. No total foram 687 inscrições, sendo 454 na categoria Adulto, 142 na categoria Criança e 91 na categoria Rua.
O festival recebeu trabalhos de sete estados da região Nordeste, entre eles, Maranhão, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Pernambuco.
Todos os estados das regiões Sul e Sudeste tiveram obras inscritas: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Representando o Centro-Oeste, há Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O Estado do Amapá foi o único representante da região Norte.
Na categoria Internacional, o FIT recebeu inscrições de espetáculos de 28 cidades, correspondentes a 16 países diferentes. Só da Argentina, foram 19. Do México seis, Espanha e Uruguai foram quatro de cada e, da Bolívia, três. Equador, França e Espanha tiveram dois espetáculos inscritos cada. Chile, Colômbia, Cuba, Inglaterra, Itália, Nicarágua, Paraguai e Sérvia têm uma inscrição cada.
Na categoria exclusiva para os projetos da cidade, a Cena Rio Preto, 20 projetos foram inscritos. No Módulo A, que contempla apresentações, foram 15 inscrições. Já no Módulo B - Obras Abertas à Provocação foram quatro inscritos. O Módulo C - Abertura de Novos Processos recebeu uma inscrição.

FIT Rio Preto 2019
Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, o FIT Rio Preto comemora, em 2019, 50 anos levando aos palcos, às ruas e aos espaços alternativos da cidade, diferentes possibilidades de diálogo com o público, por meio das artes cênicas. Criado em 1969, como Festival Nacional de Teatro Amador, em 2001 ampliou suas fronteiras e assumiu dimensão internacional, a partir da parceria entre seus realizadores.
Ao longo de sua história, o FIT Rio Preto tornou-se um importante espaço de discussão e reflexão sobre as artes cênicas, com programação de espetáculos e atividades formativas voltadas à democratização da produção, ao acesso e à fruição dos bens e serviços culturais. Neste ano, o FIT acontece de 4 a 13 de julho.

Seleção dos projetos
O trabalho da curadoria do FIT Rio Preto 2019, já começou. A equipe responsável por selecionar os trabalhos para o FIT Rio Preto 2019 é composta por Alexandre Dal Farra, Adriana Macedo e Ruy Filho, todos intrinsecamente ligados ao meio teatral e cultural. Saiba mais sobre eles:

Alexandre Dal Farra
Doutorando pelo PPGAC (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) da ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes/Universidade de São Paulo) e mestre pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) – USP, Alexandre é dramaturgo, diretor e escritor. Indicados aos principais prêmios brasileiros, seus textos foram apresentados em todo o país e também no exterior.
“Mateus, 10” (2012) lhe rendeu o prêmio Shell de melhor autor. Foi indicado a diversos prêmios, pelos textos “Abnegação III – Restos”, que foi apresentado no FIT em 2017, (Aplauso Brasil, finalista), “Abnegação 1” (APCA, 2014 editado na França pela Les Solitaires Intempestifs), “O Filho” (APCA, 2016). Em 2017 estreou na MITsp o espetáculo “BRANCO: o cheiro do lírio e do formol”. Sua peça “Abnegação III” foi montada em Buenos Aires pelo diretor Lisandro Rodrigues e cumpriu, lá, temporada de 6 meses de duração. Seu mais recente trabalho é “Refúgio” (2018), em que assina texto e direção.
É professor de dramaturgia e ministrou oficinas por todo o Brasil. Foi professor na Escola Livre de Teatro de Santo André (de 2013 a 2016), e na PUC-SP, Faculdade de Artes do Corpo (em 2016 e 2017). Recentemente deu aulas na SP Escola de Teatro e em diversos programas municipais e estaduais, tais quais, Projeto Ademar Guerra, Núcleo Experimental do SESI/SP, Porto Iracema das Artes (Fortaleza), entre outros.

Adriana Macedo
Jornalista com pós-graduação em Gestão Cultural. Trabalha há sete anos no Sesc São Paulo, sempre na programação de artes cênicas. Atua como assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc, tendo passado anteriormente por três unidades da capital paulista.
Participou da curadoria de festivais como Fentepp - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, Circuito Sesc de Artes e Mostra de Teatro de Rua do Sesc.
Participou como programadora de festivais internacionais como Festival International de Théâtre de Rue D´Aurillac (França);  FIEQ – Fiesta Escênica em Quito (Equador), FIBA – Festivales de Buenos Aires (Argentina), ENARTES (Encuentro Nacional de las Artes Escênicas) e Muestra Nacional de Teatro (México) e FAE – Festival de Artes Escênicas de Lima (Peru); e nacionais como Festival de Teatro de Curitiba (Paraná), Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Pernambuco), entre outros.

Ruy Filho
Idealizador e editor da revista Antro Positivo, publicação sobre artes cênicas e pensamento contemporâneo. Bacharel em Artes Visuais, foi aluno ouvinte nas disciplinas de Semiótica, Ciências Cognitivas, Comunicação e Cultura (PUCSP) e Direção Teatral (ECA).
Publicou o ensaio “A Construção do Sujeito Biopolítico no Intérprete: o corpo como representação de complexidades”, pela EdUFT (Universidade Federal de Tocantins), além de artigos, reportagens e ensaios em sites, revistas e jornais especializados nacionais e internacionais, incluindo The Stage (Londres) e Theater Der Zeit (Alemanha).
É integrante da International Association of Theatre Critics (Associação Internacional de Críticos de Teatro). Assumiu em 2017 a curadoria para teatro, dança e performance do Centro da Terra (São Paulo).

NÚMEROS DE INSCRIÇÕES FIT RIO PRETO 2019
Inscrições: 755
Internacional: 48
Nacional - Adulto: 454
Nacional - Criança: 142
Nacional - Rua: 91
Cena Rio Preto Módulo A: 15
Cena Rio Preto Módulo B: 4
Cena Rio Preto Módulo C: 1


Nacionais (Adulto, Criança e Rua): 18 Estados e Distrito Federal
AL: 3
AP: 1
BA: 11
CE: 21
ES: 2
GO: 7
MA: 2
MG: 53
MS: 5
MT: 9
PB: 9
PE: 9
PR: 49
RJ: 112
RN: 9
RS: 33
SC: 32
SP: 305
DF: 15

Internacional: 28 cidades de 16 países
Argentina: 17
Bolívia: 3
Chile: 1
Colômbia: 1
Cuba: 1
Equador: 2
Espanha: 6
França: 2
Inglaterra: 1
Itália: 1
México: 6
Nicarágua: 1
Paraguai: 1
Servia: 1
Uruguai: 4

Comentários