Consumidor deverá pesquisar para as compras de carnaval nos supermercados


 
O consumidor que está preparando o cardápio para o feriado do Carnaval deverá pesquisar melhor os preços da carne para o churrasco e da bebida que vai acompanhar. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), e considerando fatores de oferta e demanda, muitos dos produtos tradicionalmente mais comprados no verão e neste feriado prolongado estão mais caros.
 
"O consumidor deverá pesquisar produtos, marcas, tomar algumas decisões e eventualmente aceitar um gasto maior neste Carnaval do que em 2018. Há algumas oportunidades interessantes e quem tiver disponibilidade para pesquisar em mais de uma loja vai conseguir preços melhores", comentou o economista da APAS, Thiago Berka.
 
Os supermercados serão o principal canal de compras para o período do ano mais aguardado pelo brasileiro (63% das pessoas devem consumir nesses estabelecimentos). Por conta disso, a APAS elaborou uma lista dos principais produtos mais consumidos na época para ajudar o consumidor a se planejar para as compras.
 
Os dados históricos do período de Carnaval, que sempre está aliado à alta temperatura do verão, demonstram que a demanda diária de sorvete aumenta 50%; a de bebidas em geral cresce 40%; protetor solar e bronzeador sobe 50%; sucos eleva em 20%; refrigerantes e água aumentam 28%; bebidas energéticas crescem 38%.
 
"Estes produtos são procurados pelos consumidores tanto pelo calor quanto pelas comemorações de Carnaval. No caso de energéticos e sorvetes, estes têm seu pico de vendas justamente neste feriado prolongado. Dentre as maiores expectativas de aumento de vendas estão água mineral, cerveja, refrigerantes e sucos, bebidas alcoólicas e carnes", explicou Berka.
 
 Carnes
 
Algumas carnes mais tradicionais nos churrascos de carnaval (picanha e alcatra) estão mais baratas em relação ao ano passado e são oportunidade atrativas para o consumidor. Porém, quando observado o índice que mostra as carnes bovinas no geral, há alta de 1,05%. 
 
clip_image002
Fonte: APAS/FIPE – Acumulado últimos 12 meses terminados em jan/19
 
Bebidas
 
Um dos itens mais consumidos no Carnaval, a cerveja está mais barata nos últimos 12 meses e promete ser o destaque de venda no período. Outro produto que tem bastante saída, a água mineral também está com preço em queda. Por outro lado, sucos, refrigerantes e vodca estão mais caros.
 
 
clip_image004
Fonte: APAS/FIPE – Acumulado últimos 12 meses terminados em jan/19
 
Petiscos e alimentos típicos
 
Nos preços de itens que englobam petiscos e alimentos típicos não foi observado nenhum item em queda, e todos os avaliados estão em alta em relação ao ano passado. O sorvete apresenta crescimento de 1,32%. Os salgadinhos, alimentos prontos e farinha de mandioca foram os que tiveram maior elevação de preço, conforme tabela:
 
 
clip_image006
Fonte: APAS/FIPE – Acumulado últimos 12 meses terminados em jan/19
 
Hortifrútis
 
Na categoria de hortifrútis encontram-se os produtos que acompanham o churrasco ou com os quais preparam-se bebidas. As principais altas estão na cebola, mandioca, melancia e laranja. Em todos estes casos, os choques de clima são a causa maior das altas nos preços. Por outro lado, alho, salsa e tomate serão as escolhas para o tempero no Carnaval.
 
clip_image008
Fonte: APAS/FIPE – Acumulado últimos 12 meses terminados em jan/19
 
Higiene e Beleza
 
Há tradicionalmente maior demanda por produtos de higiene e beleza – especialmente pele e cabelo – no verão e, consequentemente, no Carnaval. Com exceção dos cremes para cabelo, todos os outros produtos avaliados terão preço maior em relação ao ano passado. Além da demanda maior no período, os choques do dólar de 2018, quando ficou acima de R$4,00, ainda refletem em reajustes em patamares maiores.
 
clip_image010
Fonte: APAS/FIPE – Acumulado últimos 12 meses terminados em jan/19
 
Obs: Os dados de canal e consumidores foram retirados da pesquisa do SPC.
 
Sobre a APAS | A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.508 associados, que somam 3.363 lojas.

Comentários