Hanshi Robert Burgermeister (foto), Sho-Shihan e presidente da International Seishinkai Karate Union (ISKU)
Shogo Kuniba nasceu perto do Monte. Fuji em Yamanashi-Shi, Japão, em 5 de fevereiro de 1935, para uma família descendente da linhagem da Família Real de Okinawa Sho Shi. Ele começou seu treinamento de artes marciais em 1940, com cinco anos de idade, sob o comando de seu pai, Kosei Kokuba, que em 1947 se tornou o Soke de Motobu-Ha Shito-Ryu. Shogo Kuniba, Sensei treinou com muitos dos maiores professores já conhecidos das artes marciais, incluindo Mabuni Kenwa, Sensei (Shito-Ryu), Shinken Taira, Sensei (Taira Kobudo), Nagamine Shoshin, Sensei (Shorin-Ryu), Itoh Asakichi , Sensei (judô), Shioda Gozo, Sensei (Aikido) e muitos outros. Mabuni Kenwa, Sensei, o fundador do Shito-Ryu Karate-do, veio de Okinawa para morar em Osaka na época em que o jovem Shogo Kuniba completou dez anos. Mabuni, Sensei treinou o jovem Kuniba em Shito-ryu auxiliado por Mabuni, o velho amigo do Sensei Kokuba Kosei (o pai do jovem Kuniba) que também era de Okinawa. Quando Shogo Kuniba tinha 12 anos, ele foi promovido a faixa preta por Mabuni, Sensei.
Shogo Kuniba também estudou em particular com outros Sensei bem conhecidos de muitas artes marciais como a casa de seu pai em Osaka, o Japão era um lugar de encontro familiar para todos os artistas marciais. Em 1943, Kokuba Kosei, Sensei fundou o SEISHIN-KAN (Dojo do Coração Puro), que se tornaria o único legado de seu filho. Depois de muito interesse, esta organização foi posteriormente mudada para SEISHIN-KAI (Organização do Coração Puro).
Enquanto em Okinawa, Shogo Kuniba também estudou Kobudo (armas) com o infame Taira Shinken, Sensei e Nakaima Kenko, Sensei. Ele aprendeu o uso do "Bo" (pessoal 6 ‘) e do "Nunchaku" (varas unidas) sob Kosha Shojin, Sensei. Com Yamaguchi Junko, Sensei, ele estudou o "Tonfa" (bastões giratórios). Shogo Kuniba, Soke foi o primeiro Karateka a demonstrar a técnica de Kobudo de Okinawa no Japão.
Em 1956, Shogo Kuniba retornou à terra natal de seu pai, Okinawa, onde treinou no estilo Shorin-ryu de Nagamine Shojin, Sensei. Em 1957, Shogo Kuniba publicou seu primeiro livro sobre Karate, "Karate-Do Bin Ran". Durante esse período, Shogo Kuniba tornou-se o primeiro gerente de escritório (Shodai Jimu Kyokucho) do Nippon Karate-do Rengo-Kai (Federação de Todas as Organizações Japonesas de Karate-do, FAJKO). Shogo Kuniba foi fundamental na formação desta organização e no desenvolvimento de critérios usados para classificar todo o Karateka e para ajudar a desenvolver as regras do torneio para competição. Shogo Kuniba, Soke permaneceu um conselheiro especial de Rengo Kai até seu falecimento em 1992.
Após a sua morte em 17 de outubro de 1959, Kosei Kokuba passou a liderança do Motobu-Ha Karate-Do para seu filho Shogo Kuniba. Esta nomeação foi feita "oficial" pelo Shihan Board de Seishin-Kai que Shogo Kuniba se tornaria o terceiro Soke para Motobu-ha e o primeiro soke de Motobu-ha Shito-ryu que é a sua própria criação a partir de uma mistura dos estilos que ele foi ensinado. Aos 24 anos, ele se tornou a pessoa mais jovem a ter o título de "Soke" (O Chefe da Família), por um estilo de Karate, uma distinção que permanece verdadeira até hoje. Hoje no Japão há apenas cinco, talvez seis, cavalheiros idosos que ocupam o cargo de Soke e são classificados como tal pelo Zen Nippon Karate-Do Renmei (JFK). Ao se tornar "Soke", Kosho Kokuba teve seu nome em Okinawa mudado para "Shogo", cujos caracteres kanji japoneses significam "guerreiro forte". No Japão, os caracteres Kanji para Kokuba são pronunciados como Kuniba.
Em 1962, Kuniba, Soke foi promovido pelo Nippon Karate-do Rengo Kai, ao posto de Rokudan, (6º Dan), no Karate-do. Ele também foi promovido a Rokudan, em Iaido, e Nanadan, (7º Dan) em Kobudo. Em 1964, Kuniba, Soke foi destaque na enciclopédia japonesa Japonica em um artigo sobre Karate-do e Kobudo. Em 1966, ele foi promovido pelo Nippon Karate-do Rengo Kai, ao posto de Nanadan no Karate. Em 1968, Shogo Kuniba, Soke tornou-se Seishin-Kai Kaicho (Presidente), aliviando Teruo Hayashi, Shihan.
Em 1970, Shogo Kuniba, Soke foi selecionado pelo Nippon Karate-Do Rengo Kai, como o único representante do Karate-Do japonês no Torneio de Karate-Do da Segunda Guerra Mundial realizado em Paris, França. Kuniba, Soke deu uma demonstração no torneio. Em 1973, Shogo Kuniba, Soke foi promovido ao grau de Hachidan, (8º Dan), em Karate-Do, Iaido, Kobudo e Goshin Budo. Goshin Budo é uma combinação de todas as artes que Kuniba, Soke treinou, por exemplo, Karate-Do, Judo, Aikido e Jiu Jitsu.
Em 1976, Kuniba, Soke apareceu no documentário japonês "EIEN NARUBUDO" (Eternal Martial Arts). Este filme foi exibido na USA Cinemax TV em 1983, sob o título "BUDO: GRANDES MESTRES DAS ARTES MARCIAIS", e está disponível em fitas de vídeo na maioria das locadoras de vídeo sob o título: "BUDO: GRANDES MESTRES DO UNIVERSO". Em 1979, o Miami Film Festival Award foi para "EIEN NARUBUDO" (Budo: Grandes Mestres do Universo), para o Melhor Documentário de 1978. Além do trabalho de Karate, Kuniba, Soke foi o primeiro no Japão a coreografar cenas de luta no famoso Toei Stagio em Kyoto, onde o filme USA, "SHOGUN", foi filmado. Por anos, Kuniba, Soke foi contratado pela Toei como um caçador de talentos para atores de filmes de artes marciais. Muitos de seus alunos encontraram o caminho para o cinema. Por exemplo, Sonny Chiba, Hiroshi Miyauchi e Yasunori Kurata.
Em 1983, Kuniba, Soke abriu o Hombu Dojo dos EUA em Portsmouth, Virgínia, e fez dos EUA sua principal casa e base de operações. de Portsmouth, Soke concentrou seus esforços em ensinar seu estilo de Karate ao mundo e viajou para muitos outros países para fazê-lo.
Em 1984, Shogo Kuniba, Soke foi promovido ao posto de Kudan, (9º Dan) em Karate-Do e Goshin-Do pelo Rengo-Kai. Naquela época, ele ocupava o posto mais alto com o JKF de qualquer artista marcial japonês que vivia fora do país do Japão.
Em 14 de julho de 1992, aproximadamente às 2:05 da manhã, Shogo Kuniba, Soke faleceu após uma longa e dura batalha contra o câncer de estômago. É a única batalha que ele perdeu! Soke Shogo Kuniba é muito esquecido e lembrado diariamente. Shogo Kuniba, Soke foi premiado com Judan, (10º Dan), postumamente pela Federação de Karatê do Japão (JKF). Ele é um dos únicos talvez 5 Karate-Ka, de Okinawa e Japão, a receber este rank. Kuniba, Soke continuou a treinar e desenvolver novas técnicas até seu falecimento em 14 de julho de 1992.

Comentários
Postar um comentário