Santa Casa de Marília desenvolve atividades na Semana de Conscientização da Prevenção de Lesão por Pressão

"Pedágio de Conscientização" foi realizado para incentivar ações no hospital
A Santa Casa de Misericórdia de Marília desenvolveu diversas atividades na Semana de Conscientização da Prevenção de Lesão por Pressão, de 19 a 26 de novembro. Equipe multiprofissional do hospital compreendeu o público-alvo.
"O objetivo deste evento é despertar nos nossos colaboradores a conscientização sobre um tema tão importante como este. Algumas ações podem evitar estas lesões na pele formadas em locais de proeminência óssea quando em contato com superfícies planas (colchões)", comentou a coordenadora do Time de Prevenção de Lesões de Pele da Santa Casa, Rubiana Gonçalves Konkiewitz.
As lesões por pressão geralmente surgem por conta da diminuição do fluxo sanguíneo e a não chegada de oxigênio nos tecidos. "Estas lesões podem ser evitadas com ações simples como a mudança de posição na cama hospitalar, a hidratação constante da pele e a redução da umidade do local. Remover a fricção e o cisalhamento (deslocamento de forças opostas) também consiste em cuidado importante".
Compõem o Time de Prevenção de Lesões de Pele da Santa Casa as enfermeiras Maria Aparecida Bezerra Cauneto, Aline Covo, Elaine Munhoz, Geovana Benega e Graciele da Costa Ferreira, além da nutricionista Luciane Pereira.
O evento
A abertura do evento aconteceu no dia 19, com o desfile do mascote nas unidades de internação e a exibição de Painel de Ideias com a temática: "Você já cuidou da sua pele hoje? E do seu paciente?". Nos dias 20 e 21, foi promovido "Pedágio de Conscientização" para incentivar ações de prevenção às lesões por pressão.
Em parceria com a Danone, foi exibida uma videoaula produzida pela Nutrition Day Multi, com o tema "Fisiopatologia no processo de cicatrização e terapia nutricional", no salão de reuniões da instituição, neste dia 26 de novembro. Os palestrantes foram os médicos Lucas Lima de Carvalho e a nutricionista Isabel Lamonier.
A representante comercial da Danone Virgínia Hortense e a profissional do Empório Hospitalar Talita Barbieri marcaram presença na atividade.
No encerramento, a Superintendência Assistencial e a Coordenação de Enfermagem da Santa Casa de Marília escolheram o nome do mascote da Semana de Conscientização da Prevenção de Lesão por Pressão, após sugestões feitas pelos colaboradores. A denominação vencedora foi "Escarete", indicada pelo auxiliar de enfermagem da Ala D, Jefferson Saocella.
Brindes foram sorteados entre os participantes do evento, com o apoio da Farmácia A Exclusiva Manipulação de Fórmulas e da enfermeira Maria Aparecida Bezerra Cauneto.
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br  

Comentários